Publicado em 06/06/2024
Nesta última quarta-feira (05), a Universidade de Pernambuco (UPE) marcou presença no lançamento do programa estadual de reflorestamento Plantar Juntos Pernambuco. A iniciativa foi detalhada durante evento no Museu Cais do Sertão, no Recife, que contou com a presença da Governadora e Vice-governadora, Raquel Lyra e Priscila Krause, respectivamente. A meta é plantar 4 milhões de árvores até 2026. Ao todo, serão investidos R$ 150 milhões no programa de incentivo à restauração ambiental.
"Quando a gente fala de desenvolvimento sustentável e de crescimento de maneira sustentável, tem a ver com o meio ambiente, de como a gente cuida do nosso território, de como a gente não deixa ninguém para trás. Porque mudança climática afeta principalmente, a população mais pobre de qualquer território e, antes de tudo, são mulheres e são crianças as mais afetadas”, destacou Raquel Lyra.
Parte das estratégias do Governo de Pernambuco para reduzir o impacto das mudanças climáticas, o Movimento Plantar Juntos tem como objetivo o plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica e da Caatinga. O programa pretende regenerar pelo menos 2,4 mil hectares do território pernambucano e ampliar em 40% o quantitativo de Unidades de Conservação na Caatinga. O Movimento conta com a participação de representantes de órgãos estaduais, dos municípios pernambucanos, de empresas e de entidades do terceiro setor.
Resultado de um convênio entre a UPE e a Semas-PE, foi criado o aplicativo Plantar Juntos, que já está disponível na Play Store e Apple Store. Basta um cadastro com nome, e-mail e a inserção da espécie de muda que será plantada. O objetivo é envolver toda a sociedade a contribuir de forma ativa com o reflorestamento de Pernambuco.
Na ocasião, a Gerente de Inovação da UPE, Profª Marcia Macedo, falou um pouco sobre a nova plataforma. “Cada um de vocês que plantar uma árvore em tempo real, a Secretaria de Meio Ambiente vai estar ciente, então a gente vai fazer esse acompanhamento e a gente está junto para ele, por todo esse projeto. Esse aplicativo foi desenvolvido por uma equipe de alunos coordenados por professores, então esses alunos estão sendo preparados e formados para ter empatia pelo meio ambiente.", disse.
Estiveram presentes representando a UPE, a Reitora, Profª Socorro Cavalcanti, o Pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação, Prof. Carmelo Bastos, a Gerente de Inovação da UPE, Profª Marcia Macedo, o Coordenador Geral de Inovação, Prof. Djalma Guimarães e a estudante de Engenharia Civil e líder da equipe de design da plataforma para cidades inteligentes, Gabriela Matos.