1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE desenvolve projeto de extensão no Hospital Ulysses Pernambucano - Universidade de Pernambuco

UPE desenvolve projeto de extensão no Hospital Ulysses Pernambucano

A Universidade de Pernambuco (UPE) está desenvolvendo um novo projeto em parceria com o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), focado em atividades físicas e plantoterapia, terapia através de plantas. Coordenado pela professora Rosa Tenório, o projeto visa preparar estudantes voluntários da UPE para trabalhar com os usuários do hospital, oferecendo atividades práticas como aulas de dança.

A professora Simone Honda e Alan Costa, da Escola Superior de Educação Física (ESEF), desenvolvem ações de Esporte e Lazer, Prof. Simone Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) desenvolve o trabalho de plantoterapia,  enquanto o professor João Lins, também da ESEF, preparou os estudantes para as atividades. O professor João, que é psicólogo, ofereceu orientações sobre como agir e se comportar de forma ética durante as ações, como lidar com a realidade difícil que enfrentariam, e quais materiais os voluntários deveriam usar ao longo da ação para que não desperte reação negativa aos beneficiados do projeto. Além da apresentação de funcionamento do hospital, explicando sua estrutura e serviços oferecidos, para garantir que os discentes estivessem bem preparados para a ação.

A direção do hospital buscou a UPE com o objetivo de implementar um trabalho voltado para atividades práticas, visando melhorar a qualidade de vida dos usuários, embora ainda esteja em fase de desenvolvimento para se tornar um programa oficial, o projeto já tem mostrado resultados positivos. Esse projeto é um dos primeiros trabalhos realizados pela Pró-Reitoria de extensão e cultura da UPE na instituição nesse campo de atuação, abrangendo as áreas de cultura, saúde mental e cuidados médicos.

‘’ O projeto já começou, de fato, no início fomos, coordenadores e o Pró-Reitor da PROEC para fazer visitação, e como tudo que é novo, de início gerou medo, gerou insegurança, inquietação, mas começou com muito carinho, com muito respeito, tem dialogicidade, o estudante ele aprende na universidade e leva para as atividades, tem a humanização, afetividade, o chegar próximo e sentir a dor do outro.’’ - Ressaltou a Coordenadora do projeto Profª. Rosa Tenório.

As atividades oferecidas aos usuários do hospital não são obrigatórias; eles têm a liberdade de escolher se querem ou não participar das oficinas. Apesar dessa flexibilidade, os voluntários têm reportado um retorno bastante positivo das atividades, demonstrando o potencial benéfico das práticas oferecidas.


O Hospital Ulysses Pernambucano, é um campo de prática para os cursos da área de saúde, com aulas sobre saúde mental para estudantes de medicina, enfermagem, odontologia e dentre outros.