Publicado dia 22/11/2024
Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, a Universidade de Pernambuco (UPE) celebrará o aniversário de 59 anos, a partir das 9h, no auditório Clélio Lemos da Faculdade de Administração e Direito (FCAP-UPE). Durante o evento serão realizadas diplomações e homenagens a servidores e estudantes da UPE perseguidos durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985), quando a instituição era denominada de Fundação de Ensino Superior de Pernambuco.
A UPE entregará o diploma de Medicina, In Memoriam, a Rosane Alves Rodrigues, que na ocasião será representada por familiares, em reconhecimento à sua luta pela democracia, liberdade e direitos humanos durante o período ditatorial. A discente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-UPE) foi integrante do Diretório Central dos Estudantes e, devido às perseguições do regime civil-militar, entrou na clandestinidade e precisou se exilar no Chile e Dinamarca. A repressão impediu que a discente retornasse ao Brasil e concluísse o curso.
“A diplomação e homenagem promovida pela UPE é um ato de justiça àqueles que lutaram pela democracia em nosso país. Com o evento, reafirmamos o nosso compromisso com a democracia e a liberdade de pensamento”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Durante o evento, a instituição também concederá o Diploma da Resistência aos servidores e estudantes perseguidos durante a Ditadura Civil-militar, mas que concluíram os cursos superiores. Serão homenageados:
Enildo Galvão Carneiro Pessoa (In memoriam), docente da Escola Politécnica de Pernambuco;
Francisco de Sales Gadelha de Oliveira (In memoriam), estudante da Faculdade de Ciências Médicas;
Ilmar Pontual Peres (In memoriam), estudante da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco;
Javan Seixas de Paiva (In memoriam), docente da Faculdade de Odontologia de Pernambuco;
José Almino Arraes de Alencar Pinheiro, estudante da Escola Politécnica de Pernambuco;
José Luiz Oliveira (In memoriam), estudante Faculdade de Ciências Médicas;
José Romualdo Filho, estudante da Faculdade de Ciências Médicas;
Maria Zélia de Sousa Levy, estudante da Faculdade de Odontologia de Pernambuco;
Paulo Santos Carneiro, estudante da Faculdade de Ciências Médicas;
Rildege de Acioli Cavalcanti (In memoriam), estudante da Faculdade de Odontologia de Pernambuco;
Severino Vitorino de Lima, servidor técnico-administrativo da Faculdade de Odontologia de Pernambuco.
“A partir de um apurado levantamento documental chegamos aos 12 nomes de estudantes e servidores que atuaram ativamente pelo retorno da democracia em nosso país. A diplomação e homenagens se configuram como um marco histórico para a nossa universidade, com a promoção de ações de reparação e justiça em nosso país”, pontuou o Prof. Carlos Moura, Coordenador da Pesquisa.
O evento será aberto ao público e transmitido através do link: https://www.youtube.com/live/BYmVQJ9QCig?si=1LlPU2l0BPcEtFe5