A Universidade de Pernambuco assinou acordo de cooperação técnica, científica, pedagógica e cultural com o Centro Social Dom João Costa, localizado no bairro recifense do Alto José do Pinho.
A iniciativa é da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e o ponto de partida será a formação de uma equipe de extensão do Projeto Letramento Digital, voltado aos idosos da comunidade.
O coordenador geral de extensão Odair França de Carvalho, a coordenadora pedagógica Rosa Tenório e o coordenador de mídias Raphael França e Silva integraram a comitiva da PROEC que visitou a instituição na terça-feira (29).
Entre outras atividades, o Centro Social João Costa mantém uma orquestra e uma biblioteca comunitária. O grupo foi recebido pela diretora presidente da entidade, irmã Luiza Cordeiro de Melo Silva.
O convênio vigorará pelo prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado entre as partes. O acordo visa o desenvolvimento e execução de programas e projetos de cooperação técnica e intercâmbio de atividades extensionistas.
O Centro Social Dom João Costa foi fundado em 1969 pelo Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, sendo uma associação civil de natureza confessional, beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e de assistência social.
A formação em Letramento Digital que será oferecida pela PROEC abordará o uso de aplicativos e softwares de serviços públicos, combate de fake news, criação de contas em serviços de e-mail, utilização de mídias sociais e aplicativos de comunicação (Instagram, WhatsApp, Google Meet, Facebook, YouTube) e proteção contra uso indevido de dados pessoais.