A Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou, pela primeira vez, proposta no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) da Chamada no 05/2018 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Foram sete bolsas de iniciação cientifica para o ensino médio aprovadas envolvendo as Escolas de Aplicação da UPE, são elas: Escola de Aplicação do Recife (campus Benfica), Escola de Aplicação Professor Chaves (campus Mata Norte), Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra (campus Garanhuns) e Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira (campus Petrolina).
O programa tem como objetivo promover, entre estudantes do ensino médio, o interesse pela pesquisa no campo científico e tecnológico, despertando a vocação científica, mediante sua participação em projetos de pesquisa.
A disponibilização das cotas ocorrerá em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2018 e o segundo ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2019.