1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE e Escola de Contas realizam aula inaugural da Especialização em Ciência de Dados e Analytics - Universidade de Pernambuco

UPE e Escola de Contas realizam aula inaugural da Especialização em Ciência de Dados e Analytics

 

 

 

 

Publicação 20/12/23

 

Na última quinta-feira (14/12), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Escola de Contas, órgão ligado ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizaram a aula inaugural da especialização em Ciências de Dados e Analytics. O curso é uma proposta da UPE, com duração de um ano, para a formação de 18 servidores efetivos do TCE-PE, com o objetivo de colaborar com a formação continuada dos membros do tribunal, com a formação de cientistas de dados, para a fiscalização, planejamento e execução de obras, má qualidade na execução de projetos, descumprimento de cláusulas contratuais, entre outro

A abertura do curso contou com a participação dos servidores matriculados, gestores e docentes da Universidade de Pernambuco. Durante o evento foi realizada a apresentação das ementas dos componentes curriculares e do corpo docente, composto por professores da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI - UPE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As aulas iniciarão em fevereiro de 2024, com atividades presenciais quinzenais, realizadas na Escola de Contas e nos laboratórios da Poli/UPE.

O coordenador-geral da Escola de Contas, Breno Spindola, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a necessidade do curso para as atividades do Tribunal. “Ciência de dados passou a ser uma competência imprescindível para qualquer organização, seja pública ou privada, e não está ligada apenas à área de Tecnologia da Informação, tornando-se um grande instrumento de tomada de decisão, com sua capacidade de analisar, minerar e interpretar. Transformar dados é sempre uma competência que agrega nas atividades das organizações”, explicou o gestor.

O vice-diretor da Poli/UPE, Prof. Sérgio Campello, enfatizou que a parceria com a UPE é uma iniciativa que a universidade tem estimulado com vários órgãos, com o objetivo de colocar os serviços e conhecimento que a Universidade possui à disposição do Estado.

O coordenador do curso e professor da Poli/UPE, Alexandre Maciel, explicou que as atividades serão multidisciplinares e vão se adequar ao cotidiano do TCE-PE. “O curso será ‘mão na massa’, permitindo aos alunos identificar oportunidades de exploração em grande volumes de dados, em benefício da organização. Faremos um projeto transversal, com times multidisciplinares para formular soluções”, destacou o Prof. Alexandre Maciel.

 

 

Fonte: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.