Publicado em 25/09/23
Nesta sexta-feira (22/09), às 15h, a Universidade de Pernambuco inaugurou as novas instalações para os cursos de saúde no Campus Garanhuns. O espaço foi construído para atender os diferentes cursos de graduação da Unidade de Educação, com o objetivo de proporcionar uma formação integral em ensino, pesquisa, extensão e inovação a partir dos laboratórios e ambulatórios disponíveis. Parte das atividades práticas ambulatoriais que existem atualmente vão ser transferidas a serviço da população, que poderá ser atendida por médicos no prédio nas suas devidas especialidades. Além disso, um dos andares dos blocos está sendo dedicado a laboratórios de práticas dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas.
Em uma área de 1.624,80 metros quadrados, o prédio está dividido em três andares, dispondo de 04 salas de tutoria; 01 sala de aula tradicional; 01 sala para as coordenações de curso e de residência multiprofissional; 04 laboratórios: microbiologia/parasitologia, biotecnologia, biologia celular e cultura de células; 03 ambulatórios; e 04 laboratórios de simulação de emergência e pequenos procedimentos. Em 2024 alguns dos espaços funcionarão como ambulatórios de especialidades ofertados à população. Já os laboratórios de pesquisa, que possuem tecnologia de ponta, estão integrados aos cursos de Ciências Biológicas e Medicina e ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental.
“Entregamos instalações, com tecnologia de ponta, para atender aos estudantes da graduação e pós-graduação da UPE - Campus Garanhuns. As salas, laboratórios e equipamentos serão fundamentais para contribuir com a formação dos profissionais de saúde que podem atender as demandas do Agreste pernambucano”, destacou a Prof. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
O prédio do campus Garanhuns tem capacidade para abrigar os estudantes da saúde das áreas de Medicina, Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental. O número de estudantes por ambiente varia conforme as demandas do projeto pedagógico de cada curso, considerando os componentes curriculares do semestre, entretanto, a capacidade de ocupação por expediente gira em torno de 300 estudantes, podendo atender um número maior, conforme a demanda de atendimento dos ambulatórios.
“Com a entrega do prédio, voltada para os cursos da saúde, atendemos demandas da comunidade acadêmica do Campus Garanhuns. Apenas as melhores universidades possuem a tecnologia e equipamentos que serão oferecidas pela UPE, em diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, destacou a Prof. Rosangela Falcão, Diretora da UPE - Campus Garanhuns.
Estavam presentes na inauguração das instalações a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o Vice-reitor, Prof. José Roberto Cavalcanti, a Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricelia Vidal Montenegro, a Secretária de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti, o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, a Diretora da UPE - Campus Garanhuns, Profa. Rosângela Falcão, o Vice-diretor da UPE - Campus Garanhuns, Prof. Adauto Trigueiros, além de representantes políticos.