Publicado em 25/09/24
A Universidade de Pernambuco (UPE) e a Stellantis iniciaram atividades para o desenvolvimento de dois novos importantes projetos nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Intitulados “Desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina para simulação e otimização de controles térmicos em planta automotiva” e “Exploração das Tecnologias Unified Name Space e sua Aderência em Demandas de Digitalização na Indústria Automotiva”, os projetos reafirmam o compromisso de ambas as instituições com a inovação e a excelência no setor automotivo.
“Identificamos na UPE um parceiro com forte expertise técnica e estamos desenvolvendo projetos estratégicos em P&D, focados na criação de padrões replicáveis para otimizar a coleta de dados industriais e acelerar sua adoção nas fábricas Stellantis”, relatou Aldonso Martins, Head of Digital Manufacturing da Stellantis.
A parceria é um desdobramento das residências tecnológicas em ciência de dados e analytics, realizadas pela UPE em 2021 e 2023, que têm contribuído significativamente para a formação de profissionais e para a aplicação de tecnologias de ponta na indústria. A colaboração com a Stellantis fortalece os laços entre a academia, a indústria e promove a pesquisa aplicada, impulsionando a digitalização e a eficiência nas operações automotivas.
“Estamos entusiasmados com o avanço dessas iniciativas, que demonstram a capacidade da UPE em contribuir com soluções inovadoras e refletem o potencial transformador da parceria com a Stellantis. Os projetos são uma oportunidade valiosa para nossos pesquisadores e estudantes se engajarem em desafios reais da indústria, promovendo um impacto significativo no setor”, destacou o Prof. Alexandre Maciel, coordenador dos projetos.
As ações em andamento tem o objetivo de promover contribuições significativas para o aprimoramento dos processos industriais e para a formação de um ambiente mais eficiente e digitalizado na indústria automotiva. Com o trabalho da comunidade acadêmica, a UPE está comprometida em promover a ciência e a tecnologia em parceria com o setor produtivo.