Com objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento de Pernambuco com a China, a Universidade de Pernambuco (UPE), inaugurou mais uma sala de aula oficial do Instituto Confúcio, no Brasil, na Faculdade Damas para ensino do mandarim (chinês) e disseminar a cultura asiática para os pernambucanos. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (02/04).
O evento teve início com a assinatura do convênio que estabelece a instalação de sala de aula do Instituto Confúcio na instituição.
O reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, falou sobre a importância da instalação da sala. “O nosso Instituto na UPE sempre apresentou um certo pioneirismo nesse aspecto, o que mostra o empenho dos nossos dois diretores e de sua equipe, e o esforço que a Universidade vem realizando, a despeito das dificuldades orçamentárias tão sabidas, para levar adiante um projeto tão importante para o Estado como é o Instituto Confúcio”, destacou.
Para marcar o encerramento das formalidades, aconteceram apresentações culturais de música e dança chinesas.
Estiveram, ainda, presentes nas ocasiões o assessor de Relações Internacionais da UPE, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, os diretores do Instituto Confúcio na UPE, Lin She Pin e Wang Hongliang, a diretora da Faculdade, Maria Arcione Vieira, o coordenador do curso de Relações Internacionais da Faculdade, Prof. Thales Castro, o coordenador de pesquisa e extensão, Prof. Cláudio Brandão, além de professores, alunos e membros da comunidade chinesa em Pernambuco.
ESCRITÓRIO – O Instituto, entidade sem fins lucrativos com sede central localizada em Pequim, é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.
Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os dois países, o projeto possibilita novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica, pois o conhecimento mútuo da língua e da cultura cria um ambiente mais favorável para o intercâmbio em todos os campos da atividade humana, inclusive o econômico e empresarial.
Confúcio, ou Kung-Fu-Tze (mestre kong), é uma das figuras históricas chinesas mais conhecidas em todo o mundo. Filósofo moralista e teórico político que viveu entre 551 A.C. – 479 A.C, desenhou uma doutrina – o confucionismo – que ainda hoje exerce forte influência em toda a Ásia oriental.
Seu sistema de governo, criado a partir de uma visão nostálgica das virtudes humanas e busca o bem-estar geral. Em sua visão, os critérios para uma vida social harmoniosa estavam ligados a qualidades como o altruísmo, a sabedoria, a cortesia, a integridade, a fidelidade e a justiça.
{gallery}confucio_faculdade_Damas{/gallery}