Publicado em 26/04/24
Na última segunda-feira (22/04), a Universidade de Pernambuco (UPE) iniciou as atividades da 18ª turma da Especialização em Ciência de Dados e Analytics, em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (SEFAZ). O curso atende a uma demanda da instituição, com 20 estudantes matriculados, que foram aprovados no Edital Esafaz/SGP/Sefaz nº 001/2024, entre analistas fazendários, auditores, analistas de TIC da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e gestores governamentais.
A espacialização tem duração de 15 meses, com atividades na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), com a coordenação do Prof. Alexandre Maciel. “O curso vai proporcionar a SEFAZ a composição de um time de cientistas de dados capaz de explorar grandes volumes de dados, realizar análises robustas e apoiar a gestão da secretaria na tomada decisão relacionadas às atividades fazendárias”, destacou o docente.
Durante o início das atividades, destacou-se a importância da colaboração entre a UPE e as Secretarias do Governo do Estado de Pernambuco. “A universidade tem se colocado como parceiro estratégico de diversas secretarias do governo, especialmente na oferta de cursos de pós-graduação, que têm ajudado a formar os servidores, com o objetivo de desenvolver as políticas públicas no Estado”, ressaltou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Participaram da aula inaugural do curso a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o Secretário da Fazenda Estadual, Wilson José de Paula, a Secretária Adjunta, Stephanie Pereira, o Secretário Executivo da Coordenação Institucional, Fábio Henrique, a Diretora da Esafaz, Nathalia Farias, o Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, Prof. Carmelo Bastos, o Vice-diretor da Escola Politécnica de Pernambuco, Prof. Sérgio Campello, o coordenador da especialização em Ciências de Dados e Analytics, Prof. Alexandre Maciel, e servidores da SEFAZ.