O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade de Pernambuco aprovou a criação de seu primeiro Bacharelado em Farmácia.
O novo curso de graduação da UPE será oferecido pelo Multicampi Garanhuns a partir do primeiro semestre de 2024, com 20 vagas na sua turma inicial.
A proposta apresentada pela diretoria do Multicampi Garanhuns foi aprovada por unanimidade pelo CONSUN em fevereiro deste ano, tornando-se a resolução 004/2022.
Até a formação da primeira turma, o novo curso vai demandar a construção de dois laboratórios (farmacotécnica e bromatologia) e a contratação de pelo menos dez professores com especialização nas disciplinas que serão oferecidas.
O curso vai capacitar profissionais para trabalhar no planejamento e desenvolvimento não apenas de remédios, mas de cosméticos e artigos de higiene e uso pessoal.
Na graduação, os alunos estudarão principalmente questões ligadas às áreas da química, ciências biológicas e da saúde.
Para Rosângela Falcão, diretora do Multicampi Garanhuns, o curso não vai somente favorecer municípios carentes de mão de obra especializada. "Vai fortalecer as linhas de pesquisa já oferecidas pelo campus e aumentar o potencial de desenvolvimento de produtos criados a partir dos recursos naturais da região".
Na área de saúde, o Multicampi Garanhuns já abriga cursos de Medicina, Psicologia e Ciências Biológicas.