Na manhã da última quarta-feira (14), na sede da Escola Judicial (Esmape), no Auditório Desembargador Nildo Nery, aconteceu a abertura oficial do evento "Confederação do Equador e os Desafios da Cidadania e do Republicanismo no Brasil (1824-2024)". O encontro contou com a presença da Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti.
Durante a ocasião, houve a reapresentação do selo oficial do Correios em homenagem ao Bicentenário da Confederação, o lançamento do livro “Frei Joaquim do Amor Divino Caneca”, organizado por Evaldo Cabral de Mello e publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Além disso, foi apresentada a Exposição Virtual da Confederação do Equador, organizada pelo Memorial da Justiça do TJPE.
A conferência é realizada pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Comissão Temporária para as Comemorações do Bicentenário da Confederação do Equador, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e entre outras instituições, além de ser financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).
Compuseram a mesa, a Vice-Governadora, Priscila Krause, a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o diretor geral da Esmape, o Desembargador Jorge Américo Pereira de Lira, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, presidente da Comissão de Gestão e Preservação da Memória do TJPE, Alexandre Assunção, a pesquisadora da UFPE, Marília Ribeiro, a diretora-presidente da FACEPE, Maria Fernanda Pimentel, o presidente da CEPE, João Baltar Freire, o professor da UFPE e um dos coordenadores do evento, George Cabral e o assessor da senadora Teresa Leitão, Horácio Reis.
O evento seguiu até a sexta-feira (16).