Publicado em 26/10/23
A Universidade de Pernambuco participa da 16ª Assembleia Geral e 13º. Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em Genebra, Suíça. A instituição está representada pelo Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Prof. Carmelo Bastos Filho, e o Coordenador Geral de Pós-graduação, Prof. Bruno Carvalho.
“Durante os eventos estamos refletindo sobre temas importantes para o fortalecimento das universidades no Brasil, com um olhar especial para o processo de internacionalização das instituições. Durantes estes dias, temos a oportunidade de conhecer ações exitosas, apresentar projetos da Universidade de Pernambuco, que contribuem para a expansão das nossas atividades”, enfatizou o Prof. Carmelo Bastos.
No encontro estão representantes de universidades de todas as regiões do Brasil, além de representantes de países europeus, asiáticos, latinoamericanos e africanos. As temáticas de discussão compreendem programas de acolhimento de refugiados, ética, cidadania no ensino superior e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Entre as atividades da comitiva de instituições brasileiras, na quarta-feira (25/10), o grupo foi recebido pela Embaixadora do Brasil na Suíça, Claudia Fonseca Buzzi.
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília, com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras.
No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP).