Publicado em 10/04/24
Nesta terça-feira (09/04), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) participou da instalação de frente parlamentar para estreitar relações entre Pernambuco e a China. O objetivo é desenvolver ações que possam estreitar relações comerciais e institucionais, além de ampliar o intercâmbio cultural, tecnológico e de governos entre o Estado de Pernambuco e a segunda maior economia mundial.
Nos últimos anos, as exportações de Pernambuco para a China têm apresentado crescimento significativo, reforçando a importância do mercado chinês para a economia e a ampliação dos diálogos parlamentares de aproximação entre os governos.
“Há mais de dez anos, com o Instituto Confúcio, a Universidade de Pernambuco fortalece as parcerias com a China. Com o instituto promovemos o ensino da língua e da cultura chinesa, além de aproximações acadêmicas entre pesquisadores dos dois países. Atualmente o nosso objetivo é ampliar a ação para o interior do Estado e oportunizar que mais estudantes possam participar das atividades”, ressaltou o Prof. José Roberto, Vice-reitor da UPE.
O evento contou com a presença do Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, a cônsul-geral da China em Pernambuco, Lan Heping, a secretária executiva de Relações Internacionais do Governo de Pernambuco, Rayane Aguiar, representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Banco do Nordeste (BNB), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e parlamentares.