Publicado em 15/03/24
No dia 8 de março, a Universidade de Pernambuco (UPE) participou da primeira reunião do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em 2024. O encontrou aconteceu na sede da empresa, no Rio de Janeiro, com a participação de 26 conselheiros titulares e seus representantes, o presidente da FINEP, Celso Pansera, os diretores Janaína Prevot, Elias Ramos e Márcio Stefanni, e o chefe de Gabinete, Fernando Peregrino. Na ocasião, a UPE foi representada pelo Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Prof. Carmelo Bastos, que também representou o Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (FOPROP).
Na abertura do encontro, o presidente Celso Pansera lembrou da importância do Conselho como “um espaço para que de fato se possa unir a academia, o setor produtivo e o Governo”. O gestor destacou algumas conquistas da FINEP no último ano e desafios importantes que a empresa e o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação têm pela frente, como a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece de 4 a 6 de junho deste ano, em Brasília.
Durante o encontro, os diretores e chefia de gabinete apresentaram um balanço sobre os últimos editais e formas de financiamento, os recursos disponibilizados e as ações voltadas para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Na ocasião, o Prof. Carmelo Bastos destacou a necessidade de incluir os biomas da Caatinga e do Cerrado nas ações de financiamento da FINEP, assim como, diminuir as assimetrias inter e intra regionais na disponibilidade de recursos.
“A reunião do Conselho Consultivo da FINEP é um espaço importante de debates, com discussões que buscam valorizar a ciência, tecnologia e inovação em nosso país. Para o encontro, trazemos uma demanda que não é apenas da Universidade de Pernambuco, mas que busca equalizar o financiamento e realização de pesquisa em nosso país”, destacou o Prof. Carmelo Bastos.
Fonte e Imagens: FINEP