Publicado em 15/04/24
Nesta segunda-feira (15/04), a Universidade de Pernambuco participou do evento de visita à área onde serão construídas as instalações da Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco. O evento iniciou no Comando Militar do Nordeste (CMN), espaço onde as autoridades foram recebidas pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, que apresentou parte do projeto, com os desdobramentos sociais, econômicos e educacionais. Na ocasião, o Ministro da Defesa, José Múcio, e a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, destacaram a importância do empreendimento e os esforços financeiros e políticos para a sua efetivação.
A Escola de Sargentos do Exército, além de ser referência mundial na formação de sargentos, estimula o desenvolvimento regional e o compromisso com o meio ambiente, também possibilitará a formação centralizada em um único estabelecimento de ensino. Possuindo um ponto físico estratégico próximo de aeroporto comercial, por conta da constante necessidade de deslocamento de discentes e instrutores e da estruturação e suporte à família militar.
Com a inauguração da Escola de Sargentos do Exército, tem-se a previsão de receber 2400
estudantes, com a movimentação de 6400 pessoas, em diferentes atividades diretas e indiretas. O Estado de Pernambuco foi escolhido devido a infraestrutura da Região Metropolitana, como a logística no aeroporto, um forte pólo médico, pólo universitário, estrutura viária, além das negociações com o Governo do Estado.
“A Universidade de Pernambuco tem acompanhado de perto os diálogos para a instalação da Escola de Sargentos em Pernambuco. É um projeto que precisa ser debatido amplamente com a sociedade, para que as ações atendam as demandas da população”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Além da Escola de Sargentos, as contrapartidas para a construção da instituição também têm o objetivo de beneficiar a população pernambucana. Entre as ações, o Governo de Pernambuco se comprometeu em garantir a infraestrutura de água, esgoto, energia elétrica e a pavimentação de 7,4 quilômetros da Estrada de Mussurepe, além de restaurar 24,2 quilômetros da rodovia PE-027, fornecer bases para a instalação de redes de fibra óptica e a organização de áreas de convivência e lazer.
Durante reunião no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, representantes do Exército Brasileiro apresentaram as plantas do projeto, plano de sustentabilidade, prazos e desembolso financeiro. Na ocasião, o Ministro da Defesa agradeceu o apoio de todos envolvidos e incentivou o constante debates entre parlamentares, empresas e universidades para o sucesso do empreendimento. Ainda na localidade, os presentes tiveram oportunidade de visitar parte das obras, já em desenvolvimento. Para finalizar, de forma simbólica, todos presentes acompanharam a plantação de uma muda de pau-brasil, que simboliza o compromisso do Exército Brasileiro com a sustentabilidade.
A Universidade de Pernambuco foi representada pela Reitora, Profa. Socorro Cavalcanti e pelo Diretor de Comunicação da UPE, Prof. Carlos Moura. Também estiveram presentes o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, deputados federais, deputados estaduais, secretários de estado, o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, e assessores de representantes públicos.