Publicado em 02/04/24
Nesta segunda-feira (01/04), a Universidade de Pernambuco (UPE) participou das atividades do FINEP Day, realizadas na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco. O encontro contou com a participação de acadêmicos, gestores públicos, empresários e representantes políticos.
Durante o evento, os representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) apresentaram as chamadas públicas de projetos que foram disponibilizadas pela instituição. Os editais contemplam iniciativas nas áreas de Saúde; Energias Renováveis; Bioeconomia; Cadeias Agroindustriais Renováveis; Mobilidade Urbana; Tecnologias Digitais; Aviação Sustentável e Soberania e Defesa Nacional, podendo gerar um montante de R$ 500 milhões em investimentos, disponíveis em recursos para inovação na indústria. Até o ano de 2026, a FINEP planeja aplicar R$ 41 bilhões em recursos, que tem como foco temas prioritários da Nova Indústria Brasil, como Inteligência Artificial, combustíveis sustentáveis, hidrogênio de baixa emissão de carbono, sementes sintéticas para cana-de-açúcar, entre outros.
O FINEP Day foi promovido pelo Departamento Regional da instituição, com o objetivo de promover intercâmbio de conhecimento e oportunidades de negócio. “As discussões realizadas neste evento foram fundamentais para que as diversas instituições possam unir forças para o desenvolvimento da região. A comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco se coloca a disposição para desenvolver ações de impacto em nosso Estado”, enfatizou o Prof. José Roberto Cavalcanti, Vice-reitor da UPE.
Estiveram presentes no evento o Prof. José Roberto Cavalcanti, Vice-reitor da UPE, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Vidal Montenegro, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Figueiredo, o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Alfredo Gomes, o Superintendente do Desenvolvimento do Nordeste, Danilo Cabral, além de representantes políticos, gestores públicos e empresários.
Fonte: FINEP
Fotos: Diego Galba(ASCOM/MCTI)