1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE participa das celebrações do bicentenário da Confederação do Equador - Universidade de Pernambuco

UPE participa das celebrações do bicentenário da Confederação do Equador

Publicado em 03/07/24

 

Nesta terça-feira (02/07), a Universidade de Pernambuco (UPE) participou das celebrações relativas ao bicentenário da Confederação do Equador. O evento foi realizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, com a participação de representantes de instituições públicas, sociedade civil e gestores do Governo do Estado de Pernambuco. A ação também marcou o anúncio das atividades que serão executadas até o dia 02 de julho de 2025, com o objetivo de marcar os debates sobre o acontecimento histórico. 

Durante a solenidade foi lançado o edital do Concurso para o Prêmio Frei Caneca de Teatro. O certame tem o objetivo de fomentar a produção teatral de todo o Estado, e vai contar com R$ 300 mil em premiação. Também foi apresentado um selo postal comemorativo em parceria com os Correios, a programação de eventos científicos para o próximo 12 meses, ações na Universidade de Pernambuco (UPE), a reedição da obra “Frei Joaquim do Amor Divino Caneca”, de Edvaldo Cabral de Mello, pela Companhia Editora de Pernambuco, e uma cartilha para os professores dos anos finais da rede estadual.

Como atividade para a celebração do bicentenário, a Universidade de Pernambuco organizará uma coletânea, composta por artigos de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil, coordenada pelos professores Bruno Dornelas Câmara e Carlos André Moura, docentes da UPE - Campus Garanhuns e UPE - Campus Mata Norte, respectivamente. Também serão realizadas palestras nas unidades de educação da UPE e durante o XV Encontro Estadual de História da ANPUH-PE, que acontecerá entre os dias 30 de junho e 02 de agosto de 2024, nas instalações da UPE - Campus Garanhuns. 

Durante o evento, todos os participantes receberam a cartilha “A Confederação do Equador: uma breve História de um movimento revolucionário”, de autoria Bruno Augusto Dornelas Câmara, docente do curso de História da UPE - Campus Garanhuns. O material será distribuído entre os docentes da Redes Estadual de Ensino de Pernambuco, como parte da formação continuada dos professores e propostas para as práticas de ensino, como fundamentação na Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco. 

O encerramento se deu com a apresentação do espetáculo “Frei Caneca – 200 anos da Confederação do Equador”, que tem direção de Carlos Carvalho e produção de Paulo de Castro. A comissão especial, comandada pela vice-governadora Priscila Krause, reúne cerca de 20 entidades e órgãos pernambucanos. A UPE é representada pelo Prof. Carlos André Silva de Moura (Titular) e a Profa. Sandra Simone Moraes de Araújo (Suplente).

Durante o evento, a Universidade de Pernambuco foi representada pelo Vice-reitor, Prof. José Roberto Cavalcanti, e os membros da Comissão Especial do Bicentenário da Confederação do Equador, Prof. Carlos Moura e Profa. Sandra Simone.