1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE participa de assinatura da carta de intenções para adesão à Rede ICT Nordeste - Universidade de Pernambuco

UPE participa de assinatura da carta de intenções para adesão à Rede ICT Nordeste

 

Publicado em 11/07/24

 

Nesta terça-feira (09/07), a Universidade de Pernambuco (UPE) assinou a carta de intenções para adesão à Rede Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste. O encontro ocorreu na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), com a participação das instituições integrantes do Consórcio Pernambuco Universitas, formado por universidades públicas e comunitárias além dos institutos federais do estado. 

O consórcio de instituições educacionais pernambucanas é integrado pela Universidade de Pernambuco, as universidades federais (UFPE, UFRPE, UNIVASF e UFAPE), aos institutos federais (IFPE e IFSertãoPE), a Universidade Católica de Pernambuco, os Centros Universitários Tabosa de Almeida e Frassinetti do Recife.

“É um momento importante para fortalecermos as ações de ciência, tecnologia e inovação no Estado de Pernambuco. A iniciativa tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento das pesquisas e entregas à sociedade, efetivadas por diferentes projetos das universidades no Nordestes”, destacou o Prof. José Roberto Cavalcanti, Vice-reitor da UPE. 

O objetivo da ação é formar um quadro e estruturar uma rede colaborativa que posicione o Nordeste como protagonista de um cenário político e econômico marcado pela neoindustrialização, transformação digital, convivência produtiva e sustentável com o meio ambiente e fortalecimento da tecnologia nacional pela soberania e defesa.

A Sudene prevê que um acordo de cooperação técnica seja formalizado com os integrantes da rede em até dois meses. O primeiro movimento do coletivo será trabalhar em um mapeamento das pesquisas em andamento nas instituições de ciência e tecnologia da região alinhadas com as missões da nova política industrial brasileira (NIB). O passo seguinte é a elaboração de uma agenda de pesquisas a partir das necessidades da região baseada na inovação. O caráter pragmático desta iniciativa foi defendida pelo vice-reitor da Universidade de Pernambuco, José Roberto Cavalcanti “É nas unidades que vemos as soluções da humanidade”, pontuou.