Publicado em 29/08/23
No dia 26/08, a Universidade de Pernambuco, Campus Mata Sul, participou dos debates para a construção do Plano Plurianual, promovido pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), realizado na cidade de Palmares. A instituição foi representada pela Profa. Raquel Bianor, Gestora Executiva do Campus Mata Sul, a Profa. Liana Barradas, docente do curso de Serviço Social, e Ana Cecilia Barros, docente do curso de Administração, além de estudantes e técnicos da instituição. O encontro aconteceu no Cine Teatro Apollo, com a participação de representantes dos movimentos sociais, com o objetivo de refletir sobre estratégias sociopolíticas para a vigência entre 2024 e 2027.
O Plano Plurianual é o documento que define as prioridades do Governo de Pernambuco para o período de quatro anos, com o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas. O espaço de participação popular foi referendado pela comunidade acadêmica da UPE - Campus Mata Sul, com o objetivo de refletir sobre a importância dos investimentos na educação e no acesso de estudantes do interior do Estado ao ensino superior. Também foram debatidas questões voltadas para a instituição, como infraestrutura e políticas de permanência através da assistência estudantil.
Durante a reunião, foram apresentadas diversas propostas sobre o desenvolvimento local, regional e as necessidades de diversificação da produção, investimento em cultura e associações artesãs, defesa do patrimônio histórico, políticas específicas para os direitos das mulheres, população LGBTQIAPN+, população quilombola e indígena, propostas contra o racismo e discriminação das religiões de matriz africana, enfrentamento da insegurança alimentar, desenvolvimento da agricultura familiar e direitos oriundos das lutas camponesas pela reforma agrária.
Os cidadãos podem fazer propostas para as diversas áreas, como direito à cidade, educação, saúde, agroecologia, segurança pública e cultura. A ALEPE disponibilizou um formulário para a participação dos interessados, que pode ser consultado em: https://www.alepe.pe.gov.br/