1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE participa do evento de retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima - Universidade de Pernambuco

UPE participa do evento de retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima

 

Publicado em 19/01/2024

Nesta quinta-feira (18/01), a Universidade de Pernambuco (UPE) participou do evento que marcou a retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada no município de Ipojuca. A instituição foi representada pela Reitora, Profª Socorro Cavalcanti, e o Vice-reitor, Prof. José Roberto Cavalcanti, que acompanharam a solenidade de anúncio dos investimentos, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Também participaram da solenidade a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ministros de Estado, senadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, reitores das universidades e institutos federais, dentre outros representantes públicos.

As obras serão realizadas com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e devem gerar 30 mil empregos diretos e indiretos. Quando entregue, a refinaria situada no Complexo Industrial Portuário de Suape, será responsável por produzir 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia.

“A retomada dos investimentos da Refinaria Abreu e Lima é importante para o crescimento do Estado de Pernambuco. O novo projeto também envolve as ações das universidades, consequentemente a UPE, pois possuímos diversos cursos, projetos e membros da comunidade acadêmica que podem contribuir com as etapas das obras e após a sua conclusão”, destacou a Profª Socorro Cavalcanti.

O projeto de ampliação da Refinaria Abreu e Lima tem o objetivo de construir o Trem 2, em fase de contratação e com data de finalização para 2028, quando a Rnest terá capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. Ainda está prevista a construção da primeira Unidade de Abatimento de Emissões SNOX do refino brasileiro, responsável por transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. Do mesmo modo, o Trem 1 será ampliado, proporcionando aumento de carga, melhor escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal. A expectativa da Petrobras é concluir a obra no Trem 1 no primeiro trimestre de 2025.

A Refinaria Abreu e Lima iniciou suas operações em 2014, constituindo-se como a mais moderna já construída pela Petrobras. A empresa tem se constituído com destaque na demanda por derivados de petróleo, com a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Governo Federal