Publicado em 15/06/23
A Universidade de Pernambuco (UPE), através do Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), Prof. Carmelo Bastos, participou da cerimônia que apresentou resultados dos 15 lócus de inovação implementados em Pernambuco. O programa foi criado em 2020, com o objetivo de criar uma rede de sistemas de inovação no Estado, com caráter setorial e territorial. Com a conclusão do edital, em um ciclo de dois anos, foram entregues 15 Lócus, os quais a Universidade de Pernambuco atua em sua maioria.
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, o Programa Lócus da Inovação é uma política pública construída de forma pioneira no país para estimular e apoiar a criação de ambientes de inovação no Estado. Os ambientes foram formados para oferecer as condições necessárias para que ideias se tornem projetos, evoluam para produtos e serviços e ganhem o mercado, dinamizando os mais diversos setores produtivos do Estado e, com isso, toda a Economia de Pernambuco.
Dentre os segmentos econômicos alcançados pelos Lócus da Inovação destacam-se: Agronegócio, Automotivo, Comércio e Serviços, Confecções, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gesso, Indústria da Transformação, Saúde, Metalmecânica, Tecnologias Sociais, Tecnologias e Setores Estratégicos e Tecnologia da Informação.
Fonte: SECTI