1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE participa do “Ouvir para Mudar” no Sertão de Pernambuco - Universidade de Pernambuco

UPE participa do “Ouvir para Mudar” no Sertão de Pernambuco

Nos dias 01 e 02 de setembro, nas cidades de Petrolina, Ouricuri e Salgueiro, a Universidade de Pernambuco participou da escuta local do “Ouvir para Mudar”, promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco. A ação faz parte da construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, instrumento para o planejamento orçamentário da gestão estadual nos próximos anos.

Em Petrolina, o evento aconteceu na Erem Professora Evanira de Souza Dias, com a participação de representantes das diferentes áreas, como educação, cultura, ciência, tecnologia, meio-ambiente, infraestrutura, saúde, segurança, dentre outros temas que impactam a sociedade. Nesta etapa da ação, a UPE foi representada pela Reitora, Profa. Socorro Cavalcanti, o Diretor do Campus Petrolina, Prof. Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva, e a Vice-diretora, Profa. Maria Aline Rodrigues de Moura.

Durante o encontro, a Reitora da UPE teve a possibilidade de dialogar sobre demandas da instituição no Sertão de Pernambuco. A participação da comunidade acadêmica nos encontros é fundamental, para que se possa refletir sobre propostas de políticas públicas para o ensino superior no Estado de Pernambuco.

A instituição também esteve presente no “Ouvir para Mudar” nas cidades de Ouricuri e Salgueiro. Representada por gestores, docentes, técnicos e estudantes, a comunidade acadêmica apresentou demandas importantes para a instituição na região. Para as demandas relativas aos campi do Sertão, foram apresentadas questões relativas ao acesso aos campi, incentivos à ciência, tecnologia e inovação, estruturação de laboratórios de inovação, fortalecimento dos programas como Locus de Inovação no Sertão Central e Programa PETI. 

Durante a apresentação das demandas, também foi destacada a necessidade de ações voltadas para assistência estudantil, aumento das atividades de extensão, fortalecimento do financiamento da Universidade de Pernambuco e propostas de novos cursos que possam atender as necessidades do Sertão do Estado. A comunidade acadêmica também apresentou a necessidade de novos concursos para docentes e técnicos, com o objetivo de atender a demanda da população.  

O “Ouvir para mudar” será realizado por meio de seminários que resultarão na priorização de políticas públicas e novas propostas para a construção do planejamento que irão nortear as ações da administração estadual nos próximos anos. No site ouvirparamudar.pe.gov.br, o governo apresenta 27 propostas de programas governamentais e convida a população a votar nas que considerar prioritárias.