A reitora Socorro Cavalcanti e o professores José Guido Correa de Araújo da Universidade de Pernambuco prestigiaram a inauguração do Instituto Pernambuco-Porto nesta quinta-feira (28.07) na cidade do Porto, em Portugal. O instituto foi desenvolvido para oferecer um espaço de integração entre a comunidade pernambucana residente naquele país e os portugueses que buscam conexão com o Brasil.
“É uma grande honra, estar aqui hoje, como representante máxima da UPE. Trago, nesta representação as vozes de uma comunidade acadêmica que se orgulha de fazer parte desta parceria. A nossa instituição é uma gigante que se estende do sertão ao cais de Pernambuco. Estamos ávidos pela troca de experiências. Posso afirmar que, institucionalmente, cada um está representado neste momento pelo gigante Prof. Guido, que não poupou tempo, e forças, para manter essa ideia pulsante e colaborar para transformá-la nesta belíssima obra”, destacou a reitora, durante a solenidade de abertura.
Na abertura, foi lançada a exposição “Uma viagem pelo artesanato de Pernambuco - do litoral ao sertão”, desenvolvida pela designer Carla Gama e pela arquiteta Roberta Borsoi, além da série “Danças Brasileiras Populares de Carnaval”, de Abelardo da Hora. O evento contou ainda com a apresentação do Maestro Spok.
O evento contou com a presença do governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza. "Tive a satisfação de participar desse evento que marcou o início do intercâmbio cultural, acadêmico e econômico promovido pelo Instituto e que, certamente, trará muitos frutos para Pernambuco. Parafraseando Fernando Pessoa: 'Deus quer, o homem sonha, a obra nasce'. Parabéns a todos que fazem o Instituto Pernambuco-Porto! Um orgulho para todos nós", afirmou o governador.
O edifício conta com três pavimentos e 2,3 mil metros quadrados. Foi implantado em um terreno com 7,8 mil metros quadrados cedido pela Universidade do Porto, junto às Faculdades de Ciências, Arquitetura, Letras e do Centro Desportivo. A estrutura dispõe de anfiteatro, área de exposição e eventos, bibliotecas com estações de estudo individualizadas e uma sala de convenções multiuso. Para o vice-presidente do instituto, Zeferino Filho, a instalação da sede física é um sonho de 24 anos que se tornou realidade.
MEDALHA - Durante a ocasião, a reitora Socorro Cavalcanti entregou ao empresário Zeferino Ferreira da Costa a “Medalha de Mérito Universitário”. A honraria, aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco, em julho de 2022, é concedida a pessoas importantes da sociedade que contribuíram de forma relevante para a universidade.
Nascido em Portugal, de onde veio muito cedo morar no Brasil, o Sr. Zeferino Ferreira da Costa sempre esteve envolvido com projetos de integração cultural entre Pernambuco e Portugal, com atividades no Clube Português do Recife, Gabinete Português de Leitura, entre outros. O empresário iniciou sua trajetória no ramo da construção Civil em 1968. Em 1996, junto aos seus quatro filhos, fundou a Vale do Ave Empreendimentos.
Em 1992 surgiu a ideia da criação do Instituto Pernambuco – Porto, quando um pequeno grupo de brasileiros e portugueses reunidos em Vila Nova de Gaia começou uma conversa informal sobre apoio a intercâmbio de estudantes brasileiros para o Porto. Daí surgiram as tratativas entre a Universidade do Porto, o empresário e o então Reitor da Universidade de Pernambuco Prof. Júlio Correa.
SOBRE O INSTITUTO - Criado em 1996, o Instituto Pernambuco-Porto é uma associação sem fins lucrativos constituída pela Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto, Universidade de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco, juntamente com os empresários Zeferino Ferreira da Costa e Artur da Silva Valente.
Fotos: Divulgação/SEI e UPE