Publicado em 12/06/24
Nesta quarta-feira (12/06), a Universidade de Pernambuco (UPE) publicou o seu Plano de Logística Sustentável (PLS). Com o documento, a instituição avança de modo decisivo no compromisso de contribuir para a construção de uma universidade mais sustentável, assim como auxiliar o processo de mudança nas Instituições de Ensino Superior de Pernambuco. O PLS foi formatado a partir da escuta da comunidade acadêmica, além da contribuição de especialistas em cada um dos eixos constituídos, de modo a estabelecer as prioridades, os objetivos centrais bem como as estratégias para a consecução desses objetivos.
“O documento representa o compromisso da Universidade de Pernambuco com o meio-ambiente, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Após a publicação, as unidades de educação e educação e saúde terão meios para implementar ações que possam conduzir a UPE a se tornar uma instituição de ensino superior sustentável”, enfatizou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
O Plano contempla os seguintes eixos: Eficiência Energética; Gestão de Água e Esgoto; Tratamento de Resíduos Sólidos; Qualidade de Vida e Igualdade; Consumo, Compras e Contratações Sustentáveis; Mobilidade e Segurança; Urbanização, Paisagismo e Acessibilidade; Educação para a Sustentabilidade; Comunicação para a Sustentabilidade; e Ações Acadêmicas em Ensino, Pesquisa e Extensão para a Sustentabilidade. A partir de uma visão sistêmica, as iniciativas orientadas pelo PLS se alinham à Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desse modo, tais iniciativas auxiliarão as ações da UPE nas dimensões ambiental, social e de governança, com benefícios não apenas para a comunidade acadêmica, mas para os pernambucanos e o planeta.
O material foi produzido pela Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE) e está disponível para acesso gratuito dos interessados: https://www.edupe.upe.br/