1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE reafirma o seu compromisso com a Democracia no Brasil - Universidade de Pernambuco

UPE reafirma o seu compromisso com a Democracia no Brasil

 Publicado em 08/01/24

 

Neste 08 de janeiro de 2024, a Universidade de Pernambuco (UPE), junto a outras instituições do Brasil, reforça o seu compromisso com a democracia no país. Após os violentos ataques antidemocráticos em Brasília, no início de 2023, em ofício direcionado aos presidentes dos três poderes, a gestão central da UPE disponibilizou os seus servidores para colaborar com a reconstrução do Palácio do Planalto, Congresso Federal e Superior Tribunal Federal, além de se manter disponível para debater sobre as ações que colaborassem com a manutenção dos pilares democráticos.

Durante o ano, parte da comunidade acadêmica das unidades de educação e educação e saúde da universidade promoveu ações que colaboraram com reflexões sobre os acontecimentos, como palestras, conferências e cursos, e na formação de profissionais que mantenham o compromisso com a liberdade democrática. Do mesmo modo, a Editora da UPE (EDUPE) publicou obras que analisam cientificamente os eventos, como o livro “Como (não) fazer um golpe de estado no Brasil: uma história interna do 8 de janeiro de 2023”, disponível no site do órgão em formato físico e ebook (www.edupe.upe.br).

“Devemos trabalhar constantemente para o fortalecimento da democracia, com ações que reafirmem o compromisso da nossa instituição com valores que são inegociáveis, como a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os indivíduos. Que a data seja lembrada como um triste episódio da nossa História, para que nunca mais aconteça”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

O tema ainda tem sido pauta das discussões acadêmicas, com a elaboração de novos materiais por pesquisadores de várias áreas. “Enquanto muitos, de forma apressada, acreditaram que o dia 08 de janeiro seria o nosso “assalto ao Capitólio”, os historiadores compreenderam que o evento golpista era a reafirmação de que os fascismos são de natureza transnacional e se entrelaçam em sua natureza radical e antissistêmica. A forma, ainda bem que fracassada, mostra que não é possível a experiência democrática sem leis rígidas para garantir a soberania nacional e o pleno funcionamento das instituições. Democracia é sinônimo de segurança institucional, de separação de poderes de forma bem definida, de respeito à diversidade e de punição severa aos que atentem contra as leis da sociedade”, enfatizou o Prof. Karl Schurster, docente da UPE - Campus Mata Norte e um dos autores do livro “Como (não) fazer um golpe de estado no Brasil: uma história interna do 8 de janeiro de 2023”.

Que a data seja lembrada para a consolidação dos valores democráticos, da liberdade e a manutenção das instituições fortalecidas em nosso país.

 

Acesse o ebook “Como (não) fazer um golpe de estado no Brasil: uma história interna do 8 de janeiro de 2023”.