Publicado em 23/04/24
A Universidade de Pernambuco (UPE) realizou, na última sexta-feira (19/04), a aula inaugural do primeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação no Agreste Meridional. O evento aconteceu na sede do campus Garanhuns e foi transmitido ao vivo para os polos do Recife, Caruaru e Campinas (SP).A reitora da Universidade, Profa. Socorro Cavalcanti esteve presente e deu as boas-vindas aos novos ingressantes do programa.
“Com mais essa iniciativa, podemos fortalecer o estudo da tecnologia e inovação na região e assim, oferecer ao mercado de trabalho, profissionais qualificados nessa área que tem crescido de forma exponencial”, disse a Reitora.
Serão oferecidos os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia da Computação.
Durante a formação, os estudantes terão a flexibilidade de escolher seus orientadores, podendo optar por professores de qualquer um dos polos, conforme suas áreas de interesse e afinidades acadêmicas.
“Com a expansão do mercado tecnológico na região precisamos formar profissionais preparados e dispostos a acompanhar essa evolução. Além de aproveitar as oportunidades de crescimento e sucesso em suas carreiras. A UPE sai na frente com o seu projeto de interiorização com os olhos, mais do que nunca, voltados para o futuro”, destacou o professor Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação.
O professor da UPE e vice- coordenador do programa no campus Garanhuns, Ivaldir Júnior, falou sobre a importância do PPGEC. “É uma honra participar de um programa tão grandioso e fortalecido. Uma grande oportunidade para os discentes, não só de Garanhuns, dos cursos de computação, mas de outros cursos, de investir em suas carreiras e nos seus conhecimentos”, disse.
Estiveram presentes no evento a diretora e o vice-diretor do campus Garanhuns, os professores Rosângela Falcão e Adauto Trigueiro, respectivamente, além de docentes, discentes e a comunidade acadêmica.
CERTIFICADO – durante ocasião, a Reitora da Universidade de Pernambuco (UPE) realizou a entrega dos certificados de livre-docência aos docentes que se submeteram ao processo de progressão ao Cargo de Professor Associado Livre-docente da UPE em 2022 e 2023.