Publicado em 23/08/2024
Na manhã desta sexta-feira (23), a Universidade de Pernambuco (UPE) realizou o Seminário “Cultura Popular na Educação: um assunto de Mestras e Mestres” no Auditório João Coutinho da Faculdade de Administração e Direito (FCAP-UPE). A proposta tem o objetivo de divulgar a Lei nº. 18.579, de 06 de junho de 2024, que institui a Política Estadual de Patrimônio Vivo nas Instituições de Ensino do Estado de Pernambuco, de autoria da Deputada Estadual Rosa Amorim.
Com o intuito de desenvolver o intercâmbio de boas práticas de ensino cultural, com enfoque especial naquelas que envolvem os patrimônios vivos, o evento também buscou fomentar o diálogo da comunidade escolar e universitária com os patrimônios vivos, gestores de cultura e educação, conselheiros, entre outros.
Na ocasião, o Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto, esteve presente e ressaltou a importância de relembrar a memória cultural. “A lei nº 18.579 é importante para a difusão da cultura, a continuidade desses saberes dos Mestres e Mestras de Pernambuco. Nosso Estado tem uma cultura tão imensa, tão diversificada, e a gente não pode deixar cair no esquecimento”, destacou o Vice-reitor.
A atividade fez parte da Semana do Patrimônio Cultural na UPE, através do Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais da UPE e da Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da FCAP/UPE, construída em uma parceria com mandato da Deputada Estadual Rosa Amorim (PT) e os movimentos populares da Comissão de Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil - Pernambuco (OAB/PE), Secretaria Estadual de Cultura do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (Secult PT PE), Liga das Culturas Populares de Pernambuco (LCPPE), a União Nacional de Estudantes (UNE), Levante Popular da Juventude e o Movimento Sem Terra (MST).
Além do Vice-Reitor, participaram também Prof. Luiz Rodrigues, Pró-reitor de Extensão e Cultura; Rosa Amorim, Deputada Estadual; Maria Auxiliadora Leal, Coordenadora de Apoio e Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Graduação da UPE; João Paulo, Deputado Estadual; Maria Lana Monteiro, Coordenadora de Extensão da FCAP; Carmem Lelis, representando a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife; Marcelo Renan, Gerente de Patrimônio Imaterual da Fundarpe; e Fabiano Santos, Notório Saber em Cultura Popular da UPE e Presidente do Afoxé Alafin Oyó.
Ao final, houve um momento de participação ativa de fazedores e gestores de cultura, estudantes, professores, pesquisadores da UPE e de outras IES que estavam presente e puderam contribuir no debate aberto. A agenda de novos encontros visando cooperações interinstitucionais e a regulamentação da Política Estadual ocorrerá ao longo deste segundo semestre e será divulgada em breve.