Na manhã desta última quarta-feira (26), a Universidade de Pernambuco (UPE) realizou uma solenidade no Auditório Professor Enio Lustosa Cantarelli, em comemoração aos 18 anos do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE) e requalificação da Biblioteca Dr. Ovídio Montenegro.
A abertura do evento foi feita por Ângela Gondim, Mestre de Cerimônia da UPE, e marcada pela palestra “Um breve histórico da cirurgia cardíaca na Universidade de Pernambuco”, proferida pelo Gestor Executivo do PROCAPE, Prof. Dr. Ricardo Lima, que abordou desde a idealização e início do Pronto Socorro Cardiológico, até os avanços nos dias de hoje. “Hoje comemoramos a maior idade do Procape. São 18 anos desde a inauguração e eu, seguramente, posso afirmar que ele continua evoluindo o nível de qualidade e atendimento dos pacientes”, destacou.
Em seguida, foi prestada uma homenagem com entrega da Medalha Enio Cantarelli aos agraciados Emanuel Dias de Oliveira e Silva, Armando Cerneiro Pereira do Rego, Carlos Fernando de Araújo Calado, Fernando Luiz de Almeida Castro, Alexandre Duarte Gusmão, Romildo Gomes Filho e a Irmã Lucimar. Na ocasião, participaram também o Vice-reitor, Prof. José Roberto; o Superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, Gustavo Trindade; o Diretor do IAUPE, Pedro Falcão; o Coordenador Médico do PROCAPE, Pedro Casé; Umbelina Maranhão e Enio Cantarelli Junior.
Para finalizar, as bibliotecárias do PROCAPE/UPE, Libânia Maria Ferreira e Emanuella Maria Barbosa, apresentaram um breve histórico sobre a Biblioteca Professor Ovídio Montenegro e, na sequência, houve o descerramento da placa de requalificação do novo espaço, com direito a coffee break.
PROCAPE - É um centro de excelência para tratamento de doenças cardíacas, referência em cardiologia clínica e cirúrgica (procedimentos de alta complexidade, como transplantes). É certificado, pelos Ministérios da Saúde e da Educação, como hospital-ensino. O hospital presta uma homenagem ao professor Luiz Tavares da Silva, figura de suma importância para a sedimentação da cirurgia cardíaca moderna em Pernambuco. Sua missão é a de prestar assistência de alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de doenças cardiovasculares e promover o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, pautado sempre na ética, humanização e compromisso com a qualidade.