Publicado em 03/06/24
Com o objetivo de fortalecer, integrar e divulgar a importância do trabalho das ouvidorias, a Universidade de Pernambuco, através da Ouvidoria Central promoveu na manhã desta segunda-feira (03) o II Fórum de Ouvidores das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco. O evento foi realizado na sede da reitoria, na sala 01 da Diretoria de Educação à Distância. O Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti participou da abertura.
As discussões giraram em torno de temas como “Lei Geral de Proteção de Dados”, com Karlos Aragão da Controladoria Geral do Estado (CGE), “o Impacto da Inteligência Artificial na Gestão das Universidades”, com o Pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação da UPE, Prof. Carmelo Bastos, “Controle Interno (Governança e Integridade)”, com Getúlio Gondim, controlador interno da UPE, “ Ouvidoria da Câmara do Recife”, com o vereador Marco Aurélio.
Além das palestras sobre a “Comissão Permanente de Avaliação – A CPA no sistema de avaliação da UPE”, com a coordenadora da CPA, Anna Lúcia Miranda, “ Competências comportamentais no mundo do trabalho”, com a vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores Nacional (ABO) e primeira Ouvidora Geral do Estado de Pernambuco, Karla Júlia Marcelino.
“Essa troca de experiência vai nos ajudar a aperfeiçoar a rede de ouvidores do nosso estado”, disse o Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti.
“ A ouvidoria é um importante canal de comunicação com a sociedade. Precisamos estarmos juntos promovendo o fortalecimento da nossa área. Obrigado a todos que participaram deste encontro tão produtivo”, frisou a Ouvidora Central da UPE e coordenadora do fórum, Maria do Rosário Lapenda.
Estiverem presentes ainda a ouvidora da Secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti) , Maria de Fatima Lins, a secretária da Controladoria Geral de Pernambuco, Érika Gomes Lacet, a vice-presidente da ABO/PE e ouvidora do Sistema FIEPE, SESI, IEL e Senai Pernambuco, Luciana Cunha.
Veja a gravação do evento: