Com inaugurações realizadas na manhã desta segunda-feira (21), a Universidade de Pernambuco reforça o investimento no seu Complexo Hospitalar, com ações para ampliar o atendimento à população e também para beneficiar a comunidade acadêmica.
As solenidades presididas pelo reitor Pedro Falcão e pela vice-reitora Socorro Cavalcanti contaram com a presença do governador Paulo Câmara e do corpo técnico do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
Participaram também os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, e de Saúde, André Longo; de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, o diretor do Procape, professor Ricardo Lima; a diretora do HUOC, professora Izabel Avelar; e o deputado estadual Aluisio Lessa.
O primeiro local visitado foi o Procape. Com a requalificação do Auditório Professor Enio Lustosa Cantarelli, onde aconteceu uma homenagem aos colaboradores da unidade de saúde. Com 254 lugares, a estrutura possui sistema de som e projeção ultramodernos e é importante para formaturas, palestras e minicongressos. "Trata-se de um instrumento importante em um hospital universitário", afirma o diretor do Procape, Ricardo de Carvalho Lima.
Logo em seguida foi inaugurado o Laboratório de Hemodinâmica “Professor José Breno de Souza Filho”. O novo espaço vai permitir a diminuição do número de pacientes na lista de espera para cateterismo cardíaco e facilitará o tratamento do infarto agudo do miocárdio, possibilitando a diminuição da mortalidade na emergência da unidade.
A ampliação do laboratório vai representar um aumento na capacidade de procedimentos de diagnóstico e de tratamento em 50%, passando de seis mil para nove mil atendimentos. Anteriormente, o complexo funcionava com dois laboratórios.
A segunda etapa de inaugurações aconteceu no HUOC, com a abertura oficial do Bloco Cirúrgico B. Com investimentos de R$ 5,6 milhões, a nova unidade terá cinco salas cirúrgicas de alta complexidade, representando um aumento de 500 cirurgias por mês.
O HUOC será o primeiro serviço público equipado com sala inteligente no Estado, consolidando a missão de excelência na assistência e formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde - SUS. A sala dispõe de equipamentos de videocirurgia, foco cirúrgico e anestesia integrados em um único suporte suspenso. Permite a transmissão ao vivo da cirurgia, aberta ou por videolaparoscopia, através de câmeras com resolução 4k para aulas e acompanhamento da equipe assistencial em outros ambientes.
O encerramento da programação ocorreu na FENSG, com a entrega da requalificação do Laboratório de Habilidades e Técnicas Básicas (no térreo do prédio central) e a inauguração da Sala Inclusiva Professora Mestra Maria Vanda de Araújo.
O laboratório conta com novos manequins e simuladores, trazendo inovação e excelência para a aprendizagem dos discentes da FENSG, bem como de cursos das demais unidades de ensino do campus Santo Amaro da UPE, referência no Estado.
Já a sala inclusiva é um resultado do Projeto SOLIDARIS, que é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Tem como objetivo promover e fomentar o acesso e inclusão de diferentes grupos no mundo universitário da América Latina.
{gallery}UPE-realiza-inauguracoes-Procape-Huoc-Fensg{/gallery}