A partir desta segunda (12.09) até o dia 14 de setembro, a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza o 1° Encontro Internacional Pernambuco-Québec: ações intersetoriais no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. O objetivo do evento é estabelecer uma troca de experiências entre o Brasil e o Canadá no que diz respeito à violência contra os idosos. Além disso, firmar uma parceria entre a UPE e o Cégep de Drumondville, escola técnica canadense que realiza pesquisas sobre o assunto. O encontro é fechado ao público.
A abertura do evento acontece, no dia 12, na Reitoria da UPE e contará com a presença do Reitor, Prof. Pedro Falcão, da comunidade acadêmica, representantes de instituições, especialistas e autoridades em geriatria do Estado. Além disso, representantes da Universidade de Sherbrooke e do CÉGEP de Drumondville. As duas instituições canadenses são parceiras em pesquisas na área da geriatria.
Durante a ocasião, a coordenadora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG/UPE), Deuzany Leão, vai apresentar a proposta de parceria entre as duas instituições juntamente com o pesquisador e PhD em gerontologia da Universidade de Sherbrooke, Dr. Matey Mandza. “Em Quebec já se tem um trabalho todo voltado para a violência do idoso. Vamos trocar ideias já que o Huoc é referência em Pernambuco na área de geriatria”, frisa Deuzany.
No período da tarde, a organização do evento dará início a uma série de debates sobre o tema que seguem até o dia 14, como “Apresentação do Projeto Pernambuco” com a Profa. Dra. Fábia Lima, da FENSG/UPE, “Apresentação dos perfis epidemiológicos dos idosos e de violência contra o idoso no Canadá e Quebec”, com o Dr. Matey Mandza. “O estudo da geriatria constitui-se em assunto de extrema importância não apenas no Québec, mas no Canadá como um todo, visto o elevado numero de idosos residentes neste país”, frisa a Doutora em Ciências da Educação da universidade de Sherbrooke, Ana Flávia Batista, que estará presente no encontro.
Já na manhã da terça (13.09) haverá uma mesa temática coordenada pela geriatra da FCM/UPE, Marília Siqueira sobre ´Atenção à Pessoa Idosa vítima de violência em Pernambuco e Recife’ e os temas debatidos serão: “ A atuação do MP e as medidas de proteção extra judiciais”, ministrada por Luciana Maciel Dantas Figueiredo (MPPE), “A atuação da SDS com relação à violência contra o idoso e as formas de notificação da violência”, com Eliane Caldas Lira (SDS/PE) e a “ Atuação da defensoria pública de Pernambuco na atenção ao idoso e o endividamento da pessoa idosa, com Cristina Sakaki (Defensoria Pública de PE).No período da tarde, o Dr.Matey Mandza vai falar sobre “Atenção à Pessoa Idosa vítima de violência no Canadá e no Quebec”.
No último dia, 14, a Dra. Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva, assistente social gerontóloga, coordenadora do Núcleo de Gerontologia Social do Huoc/UPE abordará sobre o “Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (Naisci) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/UPE) e Projetos de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”.
A psicóloga Josélia Batista da Silva Lages, especialista em Gestão de Políticas Públicas e Serviços Sociais pela UFPE tratará sobre o “Levantamento diagnóstico das violências contra a pessoa idosa em situação de rua do Recife.
SERVIÇO:
O que: 1° Encontro Internacional Pernambuco-Quebec: Ações Intersetoriais no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa
Data: 12 a 14 de setembro de 2016
Onde: Hospital Universitário Oswaldo Cruz – Auditório Unipeclin –Rua Arnóbio Marques, 310 / Santo Amaro.