Em reunião realizada no dia 14 de dezembro professores da Universidade de Pernambuco (UPE) se reuniram com pesquisadores do Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen da Academia de Ciências da China. A cidade de Shenzhen com 20 milhões de habitantes é considerada o “vale do silício” chinês.
O interesse da comitiva chinesa é a realização de intercâmbio com professores e alunos da universidade. Atualmente existem mais de mil alunos internacionais, e a meta é chegar a 5 mil alunos, totalizando 20% dos alunos do Instituto. A profa. Tereza Cartaxo, pró-reitora da PROPEGI destacou que a UPE vem trabalhando na internacionalização, buscando parcerias como esta com o Instituto de Tecnologia da China.
Entre as ações da reunião foi a possibilidade de professores da UPE visitar o Instituto em Shenzhen em março de 2018 visando estabelecer parcerias entre as áreas de pesquisa e pós-graduação em comum. Pesquisadores visitantes podem realizar atividade por até 3 meses.
O prof. FENG Wei comentou da realização de doutorado “sanduíche”, onde é possível o aluno desenvolver o projeto por até um ano no instituto Chinês, com a possibilidade de diplomação dupla pela universidade brasileira e o instituto chinês.
Em junho de 2018 deverá ser realizado um seminário na UPE para a divulgação do convênio e as possibilidades de parcerias.