Na quarta-feira (06/09), a Universidade de Pernambuco realizou reunião com o Diretor Chinês do Instituto Confúcio (IC), Prof. Liu Liguang, que também é docente da Central University of Finance and Economics. Na pauta esteve a apresentação do novo diretor, que atuará junto com a UPE nas ações do IC, com atividades culturais e pedagógicas, como o ensino da língua e cultura chinesa. Também se dialogou sobre as expectativas de desenvolvimento da instituição, o fortalecimento das relações internacionais, com o objetivo de ampliar o atendimento aos discentes, a organização de novas atividades e parcerias. Entre as ações que estão sendo planejadas, destaca-se o evento em comemoração dos 10 anos do IC da Universidade de Pernambuco, que será realizado ainda este ano.
“Temos muito interesse em fortalecer a parceria entre a UPE e a Central University of Finance and Economics, a partir do Instituto Confúcio, com grandes expectativas a respeito do plano de trabalho para o crescimento da instituição nos próximos anos”, enfatizou o Prof. Liu Liguang.
O Instituto Confúcio é uma instituição sem fins lucrativos. Tem o objetivo de apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesas, melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos, intensificar a cooperação e intercâmbio na área educacional e cultural, desenvolver as relações amigáveis entre a China e os países estrangeiros e estimular a multipolarização e a multiculturalidade a fim de construir um mundo mais harmonioso.
A instituição foi inaugurada no Recife em 2014, como resultado de um convênio assinado em 2013, entre a UPE e a Sede Central do IC (Hanban), em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing. Entres as atividades, desenvolve projetos voltados para o ensino da língua chinesa, formação de professores, oferta de livros e materiais didáticos, realiza o exame Hanyu Shuipoing Kaoshi (HSK), bem como avaliações para certificação de professores, oferece serviço de consulta sobre a educação e cultura chinesas, organiza atividades festivas, culturais e realiza o intercâmbio entre a China e o Brasil. O Instituto Confúcio da UPE é o primeiro no Nordeste do Brasil, sendo uma plataforma fundamental para a educação na região.
“É fundamental o investimento no Confúcio, com o objetivo de potencializar a internacionalização na UPE, com parcerias com outras Universidades, prefeituras e demais órgãos localizados no Estado de Pernambuco”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
O Diretor de Relações Internacionais, Prof. Igor Lapsky, destacou a importância do Instituto Confúcio para Pernambuco, com diferentes atividades nos últimos anos, sempre em parceria com a UPE. O IC tem formado estudantes, docentes e interessados na cultura chinesa de diferentes instituições e idades, assim como, promovido ações que colaboram com o enriquecimento cultural em Pernambuco “A nossa expectativa é de realizar uma gestão amistosa e de muito trabalho, que propiciará o crescimento do instituto, com ampliação das parcerias dentro e fora do Estado”, reforçou o docente.
Participaram da reunião a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o Vice-reitor, Prof. José Roberto Cavalcanti, o Diretor de Relações Internacionais, Prof. Igor Lapsky, o Diretor Chinês do Instituto Confúcio, Prof. Liu Liguang, o Coordenador Pedagógico do IC, Prof. Chenghan Zhang, e o Professor do IC e do Mestrado Profissional em Administração da UPE, Prof. Xu Kerou.