Publicado em 15/06/2023
A Reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Profª Socorro Cavalcanti, se reuniu com a Secretária Executiva de Educação, Profª Tarcia Regina, e o Secretário Executivo de Esportes, Prof. Luciano Flávio, para debater sobre a implantação de núcleos do Centro de Formação Esportiva em diferentes municípios do Estado de Pernambuco.
Os gestores demonstraram interesse na formação de parceria entre a UPE e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE), com o objetivo de estruturar projetos na área de esportes, lazer, saúde e educação. A proposta busca ampliar as ações desenvolvidas no projeto Santo Amaro, a partir da criação de centros esportivos nos municípios do Estado. O projeto Santo Amaro é uma atividade consolidada da Escola Superior de Educação Física (ESEF), com mais de 30 anos de experiência e parcerias com o Governo Federal, a partir do Projeto Segundo Tempo.
“As parcerias entre a UPE e as Secretarias de Estado, a exemplo da Educação e Esportes, são fundamentais para que possamos fortalecer as ações da instituição e atender às diferentes demandas da população”, destacou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Ainda em fase de elaboração de diagnóstico, tem-se o objetivo de utilizar as instalações de esportes da ESEF e do Campus Mata Norte, como modelo piloto, para que possam ser expandidos para as outras cidades. Além das atividades de lazer, busca-se detectar talentos esportivos para que os coordenadores possam realizar ações direcionadas.
Também participaram da reunião o Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, a Pró-reitora de Administração e Finanças, Profª Vera Samico, o Diretor do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Prof. Renato Moraes, e o Diretor da Escola Superior de Educação Física da UPE, Prof. Manoel da Cunha Costa. “A ampliação do Projeto Santo Amaro, a partir de um modelo existente e que atinge os seus objetivos, deve proporcionar melhorias nas atividades que já estão em desenvolvimento e ampliar a curricularização da extensão na UPE, não apenas nos cursos de Educação Física, mas em várias áreas que podem ser integradas às atividades, pois vamos pensar na saúde integral dos participantes, com envolvimento da enfermagem, medicina, odontologia e educação”, destacou o Prof. Manoel da Cunha Costa.
Os representantes da UPE e SEE-PE também trataram sobre a formação dos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino. Para isso, iniciou-se um diálogo sobre a proposição de dois cursos de especialização para os docentes, com a participação da comunidade acadêmica da UPE, a partir da ESEF e do NEaD.
“A experiência da comunidade acadêmica da UPE é fundamental para os projetos da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Com muito diálogo e planejamento, temos o objetivo de ampliar as ações com resultado efetivo na educação dos jovens e a formação dos professores da nossa rede de ensino”, destacou a Profª Tarcia Regina, Secretária Executiva de Educação do Estado de Pernambuco.