Nesta sexta-feira (16/06), foi realizado o 1º Workshop de Integração UPE - Compesa. O objetivo do evento foi promover a integração entre as demandas tecnológicas e de gestão da Companhia Pernambucana de Saneamento e as competências da universidade para o estabelecimento das bases para a formalização de um acordo de cooperação técnica.
O encontro iniciou com apresentação institucional da UPE, especialmente, com a demonstração das experiências em residências tecnológicas na área de indústria 4.0 e de ciência de dados. Também foram apresentadas as possibilidades de cursos de especialização na área de gestão, pela Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP), e de engenharia e tecnologia pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI).
O Prof. Luis Arturo Gómez Malagón, Cientista-chefe do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT), apresentou os cases de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizados pelo IIT e as possibilidades de jornadas de inovação aberta. A equipe da gerência de gestão da inovação da compesa apresentou três áreas de interesse de atuação (gestão de energia, ciência de dados e combate a perdas), com detalhamento dos principais desafios das áreas que impactam na eficiência do abastecimento aos consumidores.
O encontro foi finalizado com o encaminhamento para a constituição de uma residência tecnológica em saneamento inteligente. O curso será organizado em três módulos, baseados na área da gestão, ciência de dados e inteligência artificial e engenharia. Estiveram presentes na reunião o Vice-reitor da UPE, Prof. José Roberto Cavalcanti, o Pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação, Prof. Carmelo Bastos, o Vice-diretor da POLI, Prof. Sérgio Campello, e o diretor de eficiência e atenção ao cliente da Compesa, Flávio Coutinho.