1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE realiza reunião para cooperação técnica com o Ministério Público do Estado - Universidade de Pernambuco

UPE realiza reunião para cooperação técnica com o Ministério Público do Estado

 

 

Publicado em 06/11/24

No último dia 01 de novembro, a Reitora e o Vice- Reitor da Universidade de Pernambuco, Profª Socorro Cavalcanti e Prof. José Roberto Cavalcanti, respectivamente, e o Pró-reitor de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação, Prof. Carmelo Filho, receberam os promotores do Ministério Público do Estado (MPPE), Guilherme Lapenda, Coordenador de TI  e Hodir Melo, Coordenador do Centro de Apoio - Patrimônio Público, para discutir as possibilidades de acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. O objetivo é atender a demandas do ministério para desenvolvimento de sistemas que permitam a otimização de análise de dados dos municípios, visando à transparência das contas públicas.

“Temos total interesse no desenvolvimento de sistemas que possam acompanhar de forma mais ampla as contas dos municípios, com a possibilidade de cruzamento de dados entre arrecadação e despesas. Já trabalhamos com um painel em que os municípios alimentam seus dados, para divulgação e transparência dos valores. Todos já aderiram. Na última terça-feira, (5) foi entregue um selo aos prefeitos que participaram da ação”, explicou o promotor Hodir Melo.

O Pró-reitor Pós Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, Prof. Carmelo Filho citou algumas ações da universidade, contempladas pela lei de inovação, como o Plano de Logística Sustentável, a Residência Tecnológica (SEPLAG), Residência para Primeira Infância (Secretaria da Criança e Juventude), Capacitação em ferramentas de IA (TCE). Acrescentou ainda que hoje a UPE trabalha com oito secretarias, dentre as quais SEE, SAD, SEMAS, SEPLAG, entre outras.

“A ideia é capacitar os servidores do MPPE, para que o conhecimento fique na instituição e as pessoas formadas fiquem independentes. Sugerimos cursos de capacitação e residências, e que os processos de formação podem ser realizados com modelos diferentes em um formato customizável, desde que regras básicas sejam seguidas”, disse o Pró-reitor.

Os representantes do Ministério Público de Pernambuco e da Universidade de Pernambuco realizarão nova reunião para que possam dialogar de forma mais aprofundada sobre os futuros convênios entre as instituições.