No último dia 24/07, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE) recebeu, da empresa Pro Delphus Simuladores Cirúrgicos, 10 simuladores.
A entrega dos simuladores, que aconteceu na sede da empresa pelo diretor, Dr. Marcos Lyra, faz parte do projeto SIM-PE – Simuladores de Pernambuco, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
Os simuladores realísticos oportuniza aos médicos o uso dos simuladores como nas pessoas e não pessoas como simuladores. As imagens geradas pelos simuladores e os resultados são tão reais que as sensações são semelhantes aos apresentados por pessoas.
A partir de agora a FCM/UPE terá acesso à tecnologia e ao método de ensino Pro Delphus, com simuladores realísticos, método responsável pelo treinamento de mais de 5.000 médicos em 56 países.
Os modelos entregues foram os seguintes:
- Simulador de dissecção e excisão de tumores;
- Modelo de sutura laparoscópica;
- Modelo de pélvis que permite: sondagem vesical (cistoscopia com líquido, exame ginecológico com aplicação de espéculo, colposcopia e cervicoscopia, histeroscopia com múltiplas patologias intraútero, curetagem uterina e uso do amiu.
- Modelo de pélvis para treinamento em episiotomia e episiorrafia;
- Modelo realístico de braço para punção vascular;
- Simulador para avaliação e tratamento dos sangramentos pós-parto;
- Simulador para punção óssea em perna infantil;
- Simulador para treinamento em feridas que permite drenagem purulenta de lesão do tipo mediastinite, necrose de ferida pós-mastectomia e queimadura actínica.
- Simulador para endoscopia e cirurgia intra-articular do joelho;
- Simulador de ressecção endoscópica da próstata, exame cistoscópico e uretral.