Publicado em 21/10/24
Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, a Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu a visita técnica das pesquisadoras Fernanda Pereira e Élida Brito, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no âmbito da cooperação para execução do Projeto de Extensão Universitária Viva Mais Cidadania Digital. Esta iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, o IFPI e a UPE.
A equipe, composta pelas representantes do Instituto Federal, conta ainda com os professores Odair França de Carvalho e Raphael de França e Silva, da UPE. Durante a visita técnica, o grupo de trabalho se reuniu na Pró-reitoria de Extensão e Cultura para desenvolver tratativas em relações a formação das turmas, aspectos técnicos e pedagógicos da ação e questões relativas a elaboração da Cartilha e de outros materiais.
Durante a visita, foram realizadas visitas técnicas a locais onde a UPE já promove atividades de Letramento Digital, incluindo o Sesc Santa Rita. A equipe também visitou a EMPREL, empresa pública do município do Recife, responsável pelo Conecta Recife, sob cuidados da Secretaria e Ciência e Tecnologia do Recife, cuja parceria é estratégica para execução das atividades no município. Ainda, foi possível conhecer a Casa da Mulher Marta Almeida, que sediará um polo de Letramento Digital exclusivo para mulheres.
Durante o intercâmbio as pesquisadoras e a equipe da UPE foram calorosamente recebidas pela Reitora, Professora Socorro Cavalcanti, e pela Chefe de Gabinete, Professora Márcia Maria de Camargo Morais. Neste momento a coordenadora geral do projeto, Fernanda Pereira, apresentou o objetivo da parceria e os próximos passos da ação conjunta.
Por fim, as professoras conheceram as instalações do campus Santo Amaro e a Escola Superior de Educação Física(ESEF).
O Projeto Viva Mais Cidadania Digital visa promover a inclusão digital e o fortalecimento da cidadania entre os idosos, destacando a importância da tecnologia na vida cotidiana e na promoção da autonomia e do bem-estar dessa população