No dia 10 de setembro de 2024, durante a 53ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal do Recife, a Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu Voto de Aplausos dos parlamentares da Casa José Mariano. A proposta foi realizada pela Vereadora Cida Pedrosa, a partir do requerimento nº 7761/2024. A proposição reconheceu a decisão da instituição em realizar uma homenagem aos estudantes e servidores (docentes e técnicos) cassados ou atingidos por outras determinações repressivas durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985).
“A iniciativa representa um passo importante para o reconhecimento da história e para a valorização dos direitos humanos, ao resgatar a memória daqueles que tiveram seus direitos civis violados por meio de legislações arbitrárias, como o Decreto 477 de 1969, que limitava as liberdades dentro das instituições de ensino. Ao promover essa homenagem, a UPE assume um papel pioneiro na valorização da memória dos que resistiram e lutaram pela democracia”, enfatizou Cida Pedrosa.
O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Até o dia 30 de setembro, a Universidade de Pernambuco tem realizado um levantamento sobre os servidores e estudantes que foram atingidos pela legislação da Ditadura Civil-militar. A metodologia é pioneira no Brasil, pois também reconhece as cassações realizadas pelo Decreto 477, de 26 de fevereiro de 1969.