Publicado em 12/09/24
Na tarde desta quarta-feira (11) o auditório Clélio Lemos da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE) foi palco da abertura do 2º Simpósio do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). O evento foi realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Até a sexta-feira (13), o encontro abordará temas sobre Gestão Escolar, Pública, Pública Municipal, em Saúde e Administração Pública. “Desejo que este evento seja produtivo e inspirador, que possamos sair daqui com novas ideias, mais conhecimento e, acima de tudo, com o compromisso renovado de continuar trabalhando por uma gestão pública cada vez mais eficaz e comprometida com o bem-estar de toda a sociedade”, destacou a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti.
Para o coordenador do PNAP, Carlos Estevam Resende, é importante essa criação de parceiras. “Esses encontros são muito bons para a troca de conhecimentos. É a maior rede da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Então, essa parceria da CAPES, junto às instituições do país, é o que dá ao PNAP, o que ele é”, disse.
“Quero dizer da minha alegria e em certo ponto da minha sorte de estar podendo aprender na gestão de uma diretoria com projetos com as características que são as do PNAP. Deixo um abraço e que sejam dias bastante produtivos de trocas e discussões por aqui”, enfatizou o diretor de Educação à Distância da CAPES, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim.
A solenidade ainda contou com uma palestra do Prof. Maurício Serva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre “a importância da formação de gestores públicos”. Além disso, os participantes conferiram duas apresentações culturais pernambucanas, os Caretas de Triunfo e o Samba de Coco Erêmin.
O Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) é um programa do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançado em 2009, que tem como área de atuação a formação, capacitação dos quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo), micro (unidades organizacionais) e sistemas públicos.
Os cursos foram projetados com o objetivo principal de formar e qualificar pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais, possibilitando que esses gestores intervenham na realidade social, política e econômica, contribuindo para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e municipal.
“Agradeço em nome de toda a minha equipe e que o evento seja o melhor possível. Que possamos tirar todo o conhecimento e agregar valores. As universidades juntas são muito mais fortes. Bom evento e obrigado pela presença de todos”, frisou o Diretor de Educação a Distância da UPE, Prof. Renato Medeiros.
O professor da UPE e Gerente da Diretoria de Políticas e Competitividade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Williams Santos, que representou a secretária da pasta, Mauricélia Vidal, deu as boas-vindas aos participantes. “ É preciso termos uma formação de qualidade na gestão escolar e é isso que buscamos. É uma felicidade receber todos vocês. Que seja um simpósio rico e de preparação para os desafios do nosso dia a dia na educação”, falou.
Compuseram a mesa de abertura, a Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, o Diretor da Faculdade de Administração e Direito da UPE, Prof. Durval Lins, o Diretor de Educação a Distância (DED/UPE), Prof. Renato Medeiros, o Gerente da Diretoria de Políticas e Competitividade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Prof. Williams Santos. Além do Diretor de Educação à Distância da CAPES, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim e o coordenador do PNAP, Carlos Estevam Resende.