1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Graduação em Educação Física - Universidade de Pernambuco

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Graduação em Educação Física/
Faculdade de Educação Física
Santo Amaro

COORDENADORA:
Ana Raquel Mendes dos Santos (Bacharelado)
Marcela Figueiredo (Licenciatura)

E-MAIL DE CONTATO:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
051/2023-CES

VIGÊNCIA DO PARECER:
27/12/2027

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
8 (Oito)

TURNO DE OFERTA:
Diurno

VAGAS POR ENTRADA:
200 vagas anuais.
Esse curso possui entrada no 1º e no 2º semestre.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

Fica definido, assim, como objeto de estudo do curso de Graduação em Educação Física a Cultura de Movimento, considerando o fenômeno das práticas corporais sistematizadas que são a Ginástica, a Dança, a Luta, o Esporte, o Jogo e Atividades Físicas e Esportivas de Aventura, valorizadas em si mesmas e que geram conhecimentos com sentidos lúdicos, estéticos, artísticos, agonísticos, competitivos, dentre outros, orientados para a realidade concreta, às necessidades e motivações humanas.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

No âmbito da Educação Física o formando deverá apresentar as competências de:

▪ Estabelecer unidade teoria e prática, rigor científico e reflexão filosófica frente às atuações próprias das manifestações da Cultura de Movimento;
▪ Realizar nos diferentes campos de atuação (Educação, Esporte, Lazer e Saúde) trabalho coletivo e interdisciplinar, expressando compromisso ético com uma sociedade democrática e plural;
▪ Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação para qualificar e atualizar sua intervenção acadêmico-profissional nos diferentes campos de atuação da Educação Física.

Competências - Bacharelado

▪ Compreensão ampla e consistente do corpo de conhecimentos, conceitos, procedimentos e atitudes especificas da Educação Física e a relação com áreas afins, fundamentada em princípios e valores sociais, morais, éticos e estéticos inerentes a uma sociedade plural e democrática;
▪ Compreensão ampla do processo de construção do conhecimento, estruturados a partir do contexto sociocultural, acompanhando as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e áreas afins, utilizando-se da análise crítica da literatura especializada com propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
▪ Capacidade para intervir acadêmica e profissionalmente na realidade social, educando para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável através das manifestações e expressões da Cultura de Movimento, focados nas práticas corporais sistematizadas (Ginástica, Dança, Luta, Esporte, Jogo e Atividades Físicas e Esportivas de Aventura);
▪ Atuação profissional eticamente orientada como forma de contribuir para a organização de uma sociedade democrática e emancipatória;
▪ Intervenção acadêmica e profissional no campo da Saúde, relacionada aos processos de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde;
▪ Intervenção acadêmica e profissional no campo do Esporte, relacionada aos processos de aprendizagem, treinamento, gerenciamento e marketing esportivo;
▪ Intervenção acadêmica e profissional no campo do Lazer, relacionada aos conteúdos culturais do lazer e seus processos educativos em diálogo com a cultura de movimento;
▪ Adoção e seleção de metodologias adequadas à intervenção acadêmica e profissional nos campos do Esporte, Lazer e Saúde;
▪ Diagnóstico dos interesses e expectativas das pessoas de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas nos campos do Esporte, Lazer e Saúde nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas;
▪ Intervenção acadêmica e profissional que consolide a educação inclusiva por meio do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;
▪ Utilização de recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.

Competências - Licenciatura

▪ Análise do fenômeno educativo nos vários sistemas de ensino, programas e projetos educativos, observando os diferentes contextos e especificidades;
▪ Compreensão do processo de construção do conhecimento, estruturado a partir do contexto social, cultural e dos conhecimentos sistematizados;
▪ Identificação e intervenção nos processos educacionais, através de uma prática pedagógica crítica em Educação Física;
▪ Adoção de práticas pedagógicas e ações educativas específicas da Educação Física que consolide a educação inclusiva por meio do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;
▪ Valorização das diferentes linguagens, com ênfase na linguagem corporal, na Cultura de Movimento, entendida como as práticas corporais sistematizadas que são a Ginástica, a Dança, a Luta, o Esporte, o Jogo e a Atividades Físicas e Esportivas de Aventura e de sua função na produção do conhecimento;
▪ Conhecimento das modalidades de educação, nomeadamente: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação à Distância e Educação Escolar Quilombola;
▪ Sistematização de intervenções pedagógicas, com ênfase na Cultura de Movimento, entendida como as práticas corporais que são a Ginástica, a Dança, a Luta, o Esporte, o Jogo e Atividades Físicas e Esportivas de Aventura, dentre outras, nos diferentes níveis de escolarização e em programas e projetos educacionais;
▪ Utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas intervenções pedagógicas em Educação Física;
▪ Atuação profissional eticamente orientada como forma de contribuir para a organização de uma sociedade democrática e emancipatória;
▪ Articulação do planejamento, da execução e da avaliação de processos educacionais em diferentes níveis e modalidades de ensino e em programas e projetos educacionais, em equipes multi e interdisciplinares.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Constituem campos da formação do Graduado em Educação Física: Educação, Esporte, Lazer e Saúde. Tais campos serão apresentados aos estudantes na Etapa Comum, buscando evidenciar as possibilidades de intervenção profissional da área em nossa sociedade. E na Etapa Específica, tendo como referência os Cursos de Licenciatura e Bacharelado, os seus perfis delimitam suas caracterizações de formação.

Bacharelado - Campos: Esporte, Lazer e Saúde

O Bacharel em Educação Física terá formação acadêmica e profissional generalista, humanista e crítica qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na postura ética, na busca constante da relação teoria prática; nos conhecimentos biológicos, psicológicos, socioculturais, científicos, pedagógicos, técnicos e éticos; através de uma atuação, criativa e compromissada com uma sociedade plural e democrática.

Licenciatura – Campo: Educação

A Licenciatura em Educação Física formará um professor crítico, criativo e propositivo que compreenda a função social da escola e de projetos e programas educacionais na sociedade democrática e plural, bem como, das políticas públicas para uma educação democrática e socialmente emancipatória, cuja intervenção fundamentar-se-á no rigor científico, na reflexão pedagógica e filosófica e na conduta eticamente responsável.