1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Notícias - Universidade de Pernambuco

UPE institui Sistema de Ações Afirmativas e amplia cotas para estudantes egressos de escolas públicas

Publicado em 22/03/24

 

Nesta sexta-feira (22/03), em reunião do Conselho Universitário (CONSUN), a Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou a modificação e ampliação da resolução que estabelece sistema especial de vagas para estudantes egressos de escolas públicas. O texto altera a Resolução CONSUN nº 020/2023, passando o processo a ser denominado de Sistema de Ações Afirmativas, com alteração no número de estratos para o percentual destinado.

O novo texto estabelece que as Unidades de Educação que constituem a UPE reservarão, para ingresso nos seus cursos de graduação, 40% (quarenta por cento) das vagas para o Sistema de Ações Afirmativas, a serem ocupadas por estudantes que foram aprovados no Processo de Ingresso da UPE, egressos de escolas públicas estaduais, municipais ou federais que tenham cursado de forma integral, exclusiva e regularmente todos os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todos os anos do Ensino Médio. O percentual das vagas a serem ocupadas por estudantes egressos de escolas públicas será dividido em quatro estratos:

A1 - 10% (dez por cento) das vagas para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
A2 - 10% (dez por cento) das vagas para estudantes com qualquer renda per capita;
A3 - 10% (dez por cento) das vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo, devendo essa condição ser analisada e aprovada por Comissão de Heteroidentificação;
A4 - 10% (dez por cento) das vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas com qualquer renda per capita, devendo essa condição ser analisada e aprovada por Comissão de Heteroidentificação.

“Com aprovação da resolução, a UPE avança em ações afirmativas para ingressos dos estudantes em seus diversos cursos, distribuídos em todo o Estado de Pernambuco. Com o documento, ampliamos os estratos de dois para quatro, atentos às demandas sociais e políticas públicas nacionais para o ingresso no Ensino Superior”, destacou o Prof. Ernani Martins, Pró-reitor de Graduação.

Destaca-se que os 40% das vagas reservadas ao Sistema de Ações Afirmativas também se destinam a estudantes egressos de Projetos Públicos de inclusão de discentes para conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, como a Educação de Jovens e Adultos (exceto supletivo, ENCEJA ou avaliação similar), sendo estes oriundos exclusiva e integralmente, em regime regular, de escolas da rede pública estadual, municipal ou federal e que não tenham cursado, mesmo que parcial, o Ensino Médio ou anos finais do Ensino Fundamental em escolas privadas como bolsista. Todas as informações apresentadas no processo de ingresso deverão ser comprovadas no ato da matrícula.

De forma adicional, em janeiro do corrente ano, a UPE publicou a Instrução Normativa nº 01/2024, da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, que dispõe sobre a política de ações afirmativas para pretos, pardos, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans e outras populações em situação de vulnerabilidade social na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Pernambuco. Com essa instrução, pelo menos 20% das vagas dos mestrados e doutorados da Universidade serão destinadas a esse público e complementam o Sistema de Ações Afirmativas para a graduação, aprovado hoje.

Foto: Rafaela Quintino

3º Remanejamento extraordinário da Escola de Aplicação de Nazaré da Mata

 

Publicado em 22/03/24

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulga o terceiro remanejamento extraordinário do Processo Seletivo 2024 da Escola de Aplicação de Nazaré da Mata.

As listas contemplam alunos do 6º ano do ensino fundamental. As matrículas acontecem no dia 26 de março (terça-feira) de 2024, das 8h às 13h nas secretarias de cada escola. 

Informações sobre matrículas podem ser obtidas diretamente nas escolas ou pelos telefones: (81) 3183-3660/3791 e, ainda, no endereço eletrônico: https://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

A listagem também está disponível na internet, através do endereço eletrônico:

http://processodeingresso.upe.pe.gov.br

 

Para consultar o edital, acesse: https://bit.ly/eap-ensinomedio

Remanejamento: https://bit.ly/eap-fundamental

 

UPE realiza entrega dos certificados de livre-docência durante reunião do Conselho Universitário

Publicado em 22/03/24

 

Nesta sexta-feira (22/03), durante a reunião do Conselho Universitário, a Reitora da Universidade de Pernambuco (UPE) realizou a entrega dos certificados de livre-docência a parte dos docentes que se submeteram ao processo de progressão ao Cargo de Professor Associado Livre-docente da UPE em 2022 e 2023. A Profa. Socorro Cavalcanti destacou a importância das atividades acadêmicas desenvolvidas pelos servidores, que têm contribuído com o desenvolvimento da instituição na última década.

“O processo de progressão ao cargo de Professor Associado / Livre-docente da UPE contribuiu para que a universidade alcançasse indicadores importantes de publicações, ampliação da pós-graduação stricto sensu e fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Sabemos que precisamos repensar este processo de progressão, mas queremos reforçar a sua importância para a universidade e parabenizar todos os docentes da instituição”, destacou a Profa, Socorro Cavalcanti.

A progressão para o cargo de professor associado e livre-docente da Universidade de Pernambuco é regulamentada pelo Decreto nº 38.765/12, do Governo do Estado de Pernambuco, além das Resoluções CONSUN nº 47/2023, nº 30/2023, nº 29/2023 e nº 02/2013. Durante a entrega dos certificados, o Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), destacou como a UPE tem se destacado nos indicadores acadêmicos nacionais e internacionais. “Com análises dos dados sobre as pesquisas, as publicações e a internacionalização, a Universidade de Pernambuco tem apresentado resultados que colocam a instituição com liderança no país. Os indicadores são fruto do trabalho dos servidores da instituição, a exemplo dos docentes, que diariamente estão envolvidos com diferentes atividades em todo o Estado”, enfatizou o Pró-reitor.

Durante a entrega, o Prof. Carlos Moura, presidente da Comissão para Progressão ao Cargo de Professor Associado em 2023, apresentou os números que envolvem o processo desde 2012. “No último ano tivemos o maior número de inscritos e aprovados, o que reflete o crescimento da instituição, especialmente o envolvimento dos docentes nas diferentes atividades de pesquisa e pós-graduação. O resultado deste processo aparece em diferentes indicadores, que temos acompanhado e divulgado nos diferentes canais da universidade”, relatou o docente. Em 2023 foram aprovados 25 candidatos, das diferentes unidades de educação da UPE.

Como representante dos docentes, a Reitora da UPE passou a palavra para o Prof. Aurélio Molina, professor da Faculdade de Ciências Médicas da UPE. “Temos avançado muito, com um trabalho conjunto de todos os servidores. É um prazer falar em nome dos meus colegas, quero parabenizar a todos pelo trabalho desenvolvido”, relatou o docente.

Devido a ampliação do número de inscritos nos últimos processos, a UPE informa que há previsão de abertura de novo edital para o início do segundo semestre de 2024. Todos os critérios para o processo estão estabelecidos nos documentos indicados nesta publicação.

UPE divulga resultado preliminar da Mobilidade Acadêmica Externa 2024.1


Publicado em 22/03/24

A Universidade de Pernambuco (UPE), através da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA), divulgou nesta sexta-feira (22) o resultado preliminar do processo de seleção da Mobilidade Acadêmica Externa para o primeiro semestre do ano letivo de 2024.1.

A UPE ofertou 506 vagas distribuídas em 25 cursos de graduação em várias unidades para alunos de outras instituições de ensino superior e portadores de diploma.

A lista está disponível na página do Processo de Ingresso: https://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br

Resultado: https://processodeingresso.upe.pe.gov.br/arquivos/mobilidade/Publicacao_-_Resultado_Preliminar_-_Mobilidade_Academica_2024_20240322.pdf

 

UPE desenvolve projeto de soluções em tecnologia a partir do Edital das Jornadas de Inovação, Pesquisa e Extensão

Publicado em 22/03/24

 

A Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Connectoway, empresa de soluções em tecnologia, concluiu o projeto “Criação do portal de licenças e versões de atualização”. A atividade teve como foco o desenvolvimento de um portal para gestão, distribuição de licenças de software e atualizações de firmware no setor de telecomunicações.

A atividade foi aprovada pelo Edital das Jornadas de Inovação, Pesquisa e Extensão da UPE (JIPE.UPE), com o objetivo de solucionar problemas de atrasos e perda de arquivos de licenças, permitindo que os clientes finais acessem um portal seguro para baixar as licenças e atualizações de forma eficiente. O projeto teve duração de quatro meses, com atividades entre novembro de 2023 e março de 2024, sendo coordenado pela Profa. Dra. Liliane Fonseca, docente da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE), com a participação de estudantes da UPE e a supervisão do líder técnico Prof. Dr. Augusto Cesar, unindo expertise acadêmica e inovação tecnológica.

Com as atividades, os discentes conseguiram aplicar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula em um contexto prático e ágil, trabalhando ao lado de profissionais da Connectoway. O sucesso do projeto não apenas fortaleceu a relação entre a academia e a indústria, mas também destacou a importância da inovação e da colaboração interinstitucional para o avanço tecnológico e a resolução de desafios no setor produtivo.