A Universidade de Pernambuco reconhece que sua missão vai além da formação e
do desenvolvimento técnico-científico, e considera estratégico o estímulo ao Empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e do País.
O empreendedorismo na universidade deve ser condizente com o mercado em que o aluno está inserido. Para isso, ele deve ser apresentado ao mercado para que vivencie o dia a dia das empresas, entenda como é a realidade do empreendedor e decida por abrir o próprio negócio.
Neste sentido, a UPE desenvolve duas linhas de atuação a fim de potencializar e inspirar o empreendedorismo entre alunos e professores:
Incubadoras de Base Tecnológica
Em uma ação conjunta entre a UPE, o ITEP e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, em parceira com diversas outras instituições locais, foi criada a INTECAM (Incubadora Tecnológica do Agreste Meridional).
A Incubadora ficará sediada no Campus Garanhuns da UPE e abrigará até cinco empresas que desenvolvam produtos ou serviços inovadores com foco nas competências do APL regional.
Todo o acompanhamento das empresas contará com o expertise de incubação de mais de 25 anos do ITEP por meio da aplicação da metodologia CERNE, e diversas ações de treinamentos e consultorias realizadas em parceria com os parceiros locais.
Empresas Juniores
A UPE considera que as Empresas Juniores exercem um papel muito importante na formação profissional dos alunos, visto que ocupam importante espaço de formação complementar, exercício profissional supervisionado, estímulo ao empreendedorismo e aproximação ao mundo do trabalho durante a etapa de graduação de estudantes.
Neste sentido, a UPE apoia a formação de empresas juniores em suas unidades de ensino, contando hoje com duas empresas consolidadas e XXX em processo de formalização.