Sobre o Curso
Sobre o Curso
O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
De acordo com as Diretrizes Curriculares previstas pelo Ministério da Educação, em 2017, os currículos das Graduações em Saúde Coletiva devem se estruturar em pelo menos três campos de atuação: I – Gestão em Saúde; II – Atenção à Saúde; e III – Educação em Saúde. O/A sanitarista, portanto, tem uma formação generalista.
Na Universidade de Pernambuco- UPE, o curso Bacharelado em Saúde Coletiva forma profissionais para uma atuação crítica e propositiva no campo da gestão, vigilância, educação e atenção em saúde. O currículo do curso está organizado em sete eixos: Epidemiologia (05 componentes curriculares; 320 h); Política, Planejamento e Gestão em Saúde (05 componentes curriculares; 320 h); Fundamentos Biológicos (05 componentes curriculares; 160 h), Educação em Saúde (03 disciplinas; 120 h), Ciências Humanas e Sociais em Saúde (06 disciplinas, 560 h), Produção do Conhecimento (05 disciplinas; 200 h); Práticas em sistemas e serviços de Saúde no SUS (1.680 h).
Na UPE, propomos formação que promove conhecimentos e habilidades técnicas a partir de um pensar crítico, autônomo e reflexivo, integrado aos aspectos científico, social, político, cultural e ético. Para tanto, nosso currículo propõe sólida formação no campo das Ciências Humanas e Sociais em Saúde e toda a formação se integra aos princípios éticos e pedagógicos da educação em saúde.
Os (as) estudantes são habilitados para atuar em funções de gestão, planejamento, administração, gerência, supervisão, regulação, controle, auditoria, assessoria, consultoria, educação em saúde e organização de ações e serviços de saúde públicos e privados.
Em linhas gerais, destacamos algumas habilidades que buscamos desenvolver. No campo da gestão de sistemas de saúde, os/as sanitaristas são formados para realizar diagnóstico e priorização de problemas de saúde coletivos e das redes de atenção à saúde e linhas de cuidado; planejamento estratégico; formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programadas de saúde; auditoria; elaboração de metodologias de participação e controle social. São atividades diretamente envolvidas na gestão de pessoas, gestão orçamentária e financeira, gestão de sistemas de informação; gestão de contratos, gestão de redes de atenção à saúde e de linhas de cuidado, processos regulatórios.
Para a atuação na vigilância, educação e atenção em saúde, preparamos profissionais para desenvolver ações multiprofissionais, interdisciplinares e intersetoriais de promoção, proteção e recuperação da saúde, propondo intervenções nos condicionantes e determinantes da situação de saúde, identificando riscos e atuando na promoção da qualidade de vida. Para atuação na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, habilitamos para a coleta, processamento e análise de indicadores de saúde e práticas coletivas de orientação e intervenção em saúde, investigações epidemiológicas e educação sanitária e ambiental. Para atuação na atenção à saúde, os (as) estudantes são preparados para à organização do acesso e das linhas de cuidado; regulação de fluxos e assistência; promoção da humanização, integralidade, longitudinalidade e qualidade da assistência. No âmbito dos estabelecimentos de saúde básicos, especializados ou hospitalares, públicos ou privados, são preparados para elaborar perfil sociosanitário e epidemiológico da população usuária; organizar a oferta de serviços; realizar gestão de fila de espera; calcular, registrar e divulgar indicadores de mortalidade, morbidade, produtividade, qualidade da assistência, recursos humanos, suprimento e estoques e indicadores orçamentários e financeiros. São formados para planejar e contribuir na organização e qualificação da assistência nos estabelecimentos de saúde; nas atividades de educação em saúde; no desenvolvimento de estratégias de participação social dos (as) usuários, no monitoramento e avaliação de processos de trabalho, produção de relatórios.
Em toda a formação, propõe-se que os egressos do Curso de Saúde Coletiva da UPE atuem de acordo com os princípios éticos, organizacionais e políticos do SUS; que desenvolvam autonomia, criticidade, habilidades técnicas e, sobretudo, que sejam capazes de enfrentar as iniquidades e promover transformação da realidade social.
Perfil do Profissional
Perfil do Profissional
Área de Atuação
Área de Atuação
Perspectiva do Mundo do Trabalho
Perspectiva do Mundo do Trabalho
Grade Curricular
Grade Curricular
Docentes
Docentes
Nome completo | endereço de email |
Fabio Henrique Cavalcanti de Oliveira | fabiohcavalcanti@upe.br |
Fernanda Caroline Santos Sena | fernanda.sena@upe.br |
Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão Filho | fernando.gusmao@upe.br |
Flavia Bezerra de Souza Melo | flavia.melo@upe.br |
Flavia Valéria Vieira Da Cruz | flavia.cruz@upe.br |
Heloise Gondim Bezerra Silva | heloise.gondim@upe.br |
Hugo Rafael de Souza e Silva | hugo.souzasilva@upe.br |
José Eudes de Lorena Sobrinho | eudes.lorena@upe.br |
Joselma Cavalcanti Cordeiro | joselma.cordeiro@upe.br |
Lorena Feitosa de Oliveira | lorena.feitosa@upe.br |
Luiz Oscar Cardoso Ferreira | luiz.oscar@upe.br |
Lusanira Maria da Fonseca de Santa Cruz | lusanira.santacruz@upe.br |
Marcia Andreia Oliveira da Cunha | marcia.oliveira@upe.br |
Maria Bernadete de Cerqueira Antunes | mbcantunes@upe.br |
Maria Cristina Sette de Lima | cristina.sette@upe.br |
Maria Lana da Silva Monteiro | lana.monteiro@upe.br |
Marilyn Dione de Sena Leal | marilyn.sena@upe.br |
Patricia Oliveira Lira | patricia.lira@upe.br |
Paulette Cavalcanti de Albuquerque | paulette.cavalcanti@upe.br |
Rachel Viana Motta | rachel.motta@upe.br |
Rute Candida Pereira | rute.candida.upe.br |
Tania Maria Lago Falcao | tania.falcao@upe.br |
Tayonara do Amaral Santana | tayonara.santana@upe.br |
Ulisses Montarroyos | ulisses.montarroyos@upe.br |
Marilia Teixeira de Siqueira | marilia.teixeira@upe.br |
Ementas e Planos de Ensino
Ementas e Planos de Ensino
Ementas das disciplinas do Curso de Saúde Coletiva
Ano de 2024.2
Plano de ensino Epidemiologia II Epidemiologia e transições
Plano de ensino Vigilância
Plano de ensino FBSC III
Plano de ensino FBSC I
Plano de Ensino CHSS I
Ano de 2024
Curso de Saúde Coletiva – Projeto Pedagógico 2022
Atividade de Campo IV: Gestão da Atenção Especializada e Hospitalar
Ciências Humanas e Sociais em Saúde IV
Fundamentos Biológicos de Saúde Coletiva
Administração e Planejamento em Saúde I
Biossegurança
Epidemiologia I – Epidemiologia e Sistemas de Informação em Saúde
Educação Popular em Saúde II
Ciências Humanas e Sociais em Saúde II
Educação Popular em Saúde I
Ano de 2023
PLANO DE ensino FBSC II 2020.3
Plano de ensino TCC II PLS 2020.3
Plano de Ensino Adm_Planej_SaudeI_ PLS 2020.3
Plano de Ensino CHSS II_ PSL 2020.3
PLANO DE ENSINO Ciencia tecnologia e inovação em Saúde 2020.3.docx
PLS_ Plano de ensino Síntese Epidemiológica PLS 2020.3
Plano de ensino PLS Ciências Humanas e Sociais em Saúde IV PLS 2020.3
Plano de ensino Metodologia da Pesquisa I PLS 2020.3
Plano de Ensino Introdução a polititica e ao planejamento em saude PLS 2020.3
PLANO DE ENSINO de Educação Popular em Saúde II PLS 2020,3
PLANO DE ENSINO Ciencia tecnologia e inovação em Saúde 2020.3
Documentos
Documentos
Documento |
Síntese |
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Projeto pedagógico para o curso de Saúde Coletiva 0.00 KB
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Projeto pedagógico para o curso de Saúde Coletiva. Recife, dezembro de 2016. |
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